A Associação all4Integrity, avançou com uma iniciativa da sociedade civil, para a sociedade civil, tendo promovido iniciativas e programas de prevenção e combate à corrupção com vista ao desenvolvimento e promoção de uma cultura de integridade em Portugal, destacando Prémio Tágides e o programa RedEscolas AntiCorrupção – escolas que nos inspiram uma cultura de integridade.
É particularmente sobre a RedEscolas AntiCorrupção que a all4Integrity conta, uma vez que existem escolas do distrito do Porto, nomeadamente de Vila Nova de Gaia, que aderiram a este programa e cuja qualidade e excelência dos projetos, “de caráter interdisciplinar, que estão a ser desenvolvidos (ou que já foram desenvolvidos) merecem toda a visibilidade e promoção na imprensa local e nacional uma vez que têm promovido uma cidadania esclarecida, ativa, com sentido de bem comum.” Descreve a all4Integrity.
Neste primeiro ano, o programa RedEscolas AntiCorrupção conta com a participação de 17 escolas, públicas e privadas, espalhadas pelo território nacional, insular e internacional de referir: Colégio de Nossa Senhora da Bonança (47 aluno/as envolvidos7as do 11º ano); Escola Secundária de carvalhos (20 alunos/as envolvidos/as do 9º ano); a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canavezes (34 alunos/as envolvidos/as do 1º e 2º ano); Grande Colégio Universal (43 alunos/as envolvidos/as do 10º e 11º ano); Escola Secundária da Lixa (25 alunos/as envolvidos/as do 12º ano);
Destacamos o trabalho desenvolvido no âmbito no dia 9 de dezembro (Dia Internacional Contra a Corrupção), “que pode ser consultado, e que é revelador do envolvimento da comunidade escolar sobre um tema mobilizador que pretende promover uma cultura de integridade na sociedade portuguesa e, em concreto, a partir da Escola.” Refere a Vice-Presidente da All4Integrity, sobre o trabalho desenvolvido da Organização
“Na semana do 25 de abril, as escolas darão conta da etapa #2 do plano de ação através de exposições e outras atividades que vão incidir sobre o poder local e o poder central. Estamos todos expectantes dado a qualidade dos trabalhos que nos foram apresentados na etapa 1!” O período de adesão das escolas a este programa será feito no início do próximo ano letivo.