Segunda-feira, 4 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

União Académica de Avintes: “Nenhum jovem deixará de treinar ou jogar por incapacidade financeira”

-

A União Académica de Avintes surgiu a 12 de agosto de 1957, há 65 anos. Atualmente é presidida por Tiago Ferreira, terapeuta da fala, tendo como vice-Presidente Filipa Teixeira, finalista do curso “Estudos Portugueses” e conta com 300 sócios.

A união Académica compreende um conjunto de atividades e várias valências: Cultura, Desporto e Filantropia. Na cultura tem uma tuna Pitagórica e uma revista “O meu viver de estudante”, que abrange temas da atualidade e do passado, “onde contamos com uma psicóloga que faz uma rúbrica sobre educação sexual”. Afirma Tiago Ferreira.

No desporto, “no passado tivemos uma equipa de voleibol”, e atualmente uma escola de formação de andebol, e comporta-se também com a vertente filantrópica, “temos uma mensalidade social”, para as famílias mais carenciadas e acolhem os jovens com necessidades educativas especiais.

No desporto “estamos a abordar as aulas de educação física no primeiro ciclo”, por profissionais com competências para essa vertente, e sempre com regime de voluntariado, aliás todos os nossos professores trabalham em regime de voluntariado.

No primeiro ciclo têm atividade física, “nós temos os meios materiais e humanos”, as escolas não estão preparadas para este tipo de atividade, não têm material para o efeito, e também lhes falta o espaço físico adequado para a atividade, mas com a ajuda da junta de freguesia, sempre dá para comprar material de desporto, “e nós também temos os nossos materiais para a atividade e a junta está sempre pronta para nos ajudar”.

O resultado tem sido muito bom, pois os professores das escolas relatam que quando os alunos praticam exercício físico, quarenta e cinco minutos, os alunos são mais produtivos e obtêm melhores resultados”. Refere o Presidente.

Este projeto é “um projeto para todos”, e conta com o apoio de voluntários para dar continuidade ao projeto, “que tem sido baste positivo”.

Neste momento debatem-se com um problema que é o espaço físico para a nossa sede, “não temos as melhores condições para trabalhar” e para os professores e os alunos poderem preparar, “o espaço é em contraplacado e está na iminência de ruir a qualquer instante”, já fizeram um levantamento do orçamento de quanto vão precisar, e ronda os 80 000 mil euros para poderem construir uma sede segura em Avintes.

No que diz respeito à filantropia, está um pouco interligada com o desporto. Têm três tipos de mensalidades. A mensalidade social compreende a mensalidade total, cada sócio paga 20 euros por mês, a mensalidade social, para mais carenciados, cada sócio paga 10 euros, e há os casos altamente especiais, em que não pagam qualquer valor. Estão sempre com articulação com a Junta de Freguesia que tem apoiado a Associação. “Nenhum jovem deixará de treinar ou jogar por incapacidade financeira”, vinca o Presidente.

Eventos culturais

Este fim de semana, sábado à noite, vão ter a festa académica. Recebem os caloiros e “homenageamos os finalistas dos dois últimos anos”. Vão fazer um espetáculo no Auditório dos Plebeus Avintenses, pelas 21h30, com algumas peças de teatro cómicas, e os grupos de caloiros fazem atividades, “para nós os conhecermos um pouco melhor”.

O espaço comporta 270 lugares, mas por iniciativa própria “reduzimos a lotação”, não por imposição, mas por segurança. E no projeto público todos vão ser testados na sexta-feira e sábado, e no palco “utilizaremos viseiras ou máscaras de acrílico, regras gerais que impusemos”. Termina desta forma Tiago Ferreira.

partilhar este artigo