Sexta-feira, 13 Setembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Transporte fluvial debatido em Conselho Metropolitano do Porto

-

Na manhã desta sexta-feira, foi aprovada a atribuição do concurso público para a operação do serviço de transporte público fluvial à STCP.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano do Porto e da Câmara Municipal de Gaia, explicou que a escolha de lançar o concurso público pela STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) é o caminho “mais óbvio”, porque, se por um lado, se entende que devem ser os municípios beneficiários a assumir o custo do serviço – isentando assim os concelhos da Área Metropolitana do Porto que não são abrangidos –, por outro, “não faz sentido criar uma estrutura nova para lançar o procedimento e gerir o contrato da operação da travessia entre a Afurada e o Porto”.

Quanto ao transporte anfíbio em Gaia, foi lançado um segundo procedimento, ainda a decorrer. Relembre-se que a primeira tentativa foi frustrada, após a desistência do concorrente no último momento, o que acabou por resultar num processo judicial movido pelo município de Gaia por violação da contratação pública.

O presidente da Câmara de Gaia realçou a importância da travessia fluvial como uma alternativa à construção de pontes, e pela sua sustentabilidade ambiental.

partilhar este artigo