Em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, o Valadares Gaia venceu o Desportivo de Chaves. Num jogo de loucos, o resultado ficou definido nos 3-2, após prolongamento, no Complexo Desportivo de Valadares.

No confronto, que ditou a saída dos transmontanos da Prova Rainha, o sexto classificado da Série B do Campeonato de Portugal levou a melhor frente a uma equipa da principal divisão do futebol português.
O jogo até começou de feição para os visitantes, em vantagem ao intervalo, com um golo do capitão Steven Vitória (35´). Contudo, uma reta final de loucos mudou o rumo da eliminatória.
Joseph (84´) empatou o marcador, animando os minutos finais. Aos 90+2´, Assis operou a cambalhota no marcador, para os gaienses, mas Guima (90+4´) levou o jogo para prolongamento.
Já no tempo extra, a equipa do Valadares estabeleceu o resultado final. Após erro que levou à expulsão de Hélder Morim, Pio Júnior (113´) foi herói ao bater a grande penalidade que ditou a passagem dos gaienses à 4ª eliminatória da Taça de Portugal.
Durante a conferência de imprensa, o treinador do Valadares, António Oliveira, ressalvou o trabalho diário e a preparação para o jogo. Embora a gestão emocional não tenha sido “fácil”, a mensagem foi clara, “Transmiti à equipa que teríamos de mostrar que o Campeonato de Portugal tem bons jogadores, jogadores com capacidade de jogar numa divisão melhor”.
O sorteio para 4ª eliminatória da Prova Rainha está marcado para esta terça-feira, dia 18 de outubro, na Cidade do Futebol.
O Valadares volta a entrar em campo no domingo, dia 23 de outubro, em visita ao Leça FC. O jogo, no Estádio do Leça Futebol Clube, será a contar para a 4ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.
