As inscrições para as Olimpíadas de Biotecnologia estão abertas até ao dia 21 de janeiro que conta com XVI edição, as candidaturas já estão a decorrer.
Esta iniciativa é da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto e da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, com o propósito de fomentar a cultura científica junto dos alunos do ensino secundário de todo o país.
Já estão abertas as candidaturas para a XVI edição das Olimpíadas da Biotecnologia, iniciativa da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto e da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, que tem como objetivo fomentar a cultura científica junto dos alunos do ensino secundário de todo o país.
A investigadora Paula Teixeira e docente na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, explica que “todos os anos somos surpreendidos com a originalidade dos trabalhos apresentados e pelo forte envolvimento de professores e alunos”. Esta iniciativa foi lançada em 2005, e pretende promover “a cultura científica e tecnológica junto dos jovens do ensino secundário, o conhecimento sobre biotecnologia nas suas múltiplas vertentes e o interesse por atividades à escala nacional”, acrescenta.
Os alunos do ensino secundário, que queiram colocar à prova o conhecimento nesta área, podem inscrever-se até ao dia 21 de janeiro através do formulário disponível no site da Universidade Católica. Está prevista a realização de duas eliminatórias, uma local e outra à escala nacional, para além da grande final no dia 20 de maio de 2022.
Esta iniciativa começou há 16 anos e já envolveu milhares de alunos e professores de todo o país. À semelhança de anos anteriores, espera-se a participação de dezenas de escolas e professores e centenas de jovens participantes. Quem quiser participar nesta iniciativa pode consultar: Apresentação – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto – Portugal (ucp.pt)