A iniciativa tem lugar entre o dia 27 de junho e 5 de agosto. É destinada a todos os jovens do município de Gaia, dos 10 aos 15 anos, no campo de férias ”Gaia Férias +”.
“Criado, implementado e dinamizado pela Câmara Municipal de Gaia, este projeto foi pensado para ocupar os tempos livres de crianças e jovens durante as férias de verão”. O objetivo principal é de proporcionar experiências e vivências desportivas, lúdicas e sociais e contribuir segurança à família. A iniciativa vai decorrer entre as 8h30 e as 17h30.
O programa envolve diversas ações, contemplando diversas atividades, em colaboração com entidades parcerias do Município de Gaia, como primeiros socorros (Bombeiros Sapadores de Gaia), nutrição (pelas técnicas da Divisão de Saúde da autarquia), expressão dramática, atletismo, desportos coletivos, música, artes plásticas, artes marciais, ténias, canoagem, golfe, ténis, canoagem, ténis de mesa, teatro, jogos tradicionais, desportos na Natureza (paintball, orientação, pista de obstáculos, rapel, tiro ao arco, arborismo, bumper, archer tag), piscina ao ar livre, remo, dança e capoeira, entre outras atividades.
Realizam-se também visitas ao Zoo de Lourosa, à Escola Rodoviária (Santa Maria da Feira) ou à Quinta da Biotecnologia (Argoncilhe). O projeto inclui saídas diárias, ao longo de seis semanas, trabalhando de forma descontraída e informal, comportamentos, valores e criatividade e proporcionando experiências únicas.
“O valor de inscrição por semana é de 70 euros, sendo que haverá descontos para quem frequenta mais de uma: uma semana (70 euros), duas semanas (125 euros), três semanas (180 euros), quatro semanas (225 euros). No caso de haver inscrições de irmãos em mais de uma semana, o valor será de 65 euros, por semana e por criança. A inscrição deverá ser feita na plataforma www.gaiaferiasmais2022.admeus.pt. Estão assegurados os almoços e lanches e o seguro, sendo que se recomenda que cada um traga um pequeno lanche para meio da manhã e uma garrafa de água.”, escreve o comunicado da Câmara Municipal de Gaia.”
Para uma iniciativa Gaia Férias+ desta envergadura foi feito um investimento que ronda os 42 mil euros. O valor inclui as refeições, as pulseiras, os pagamentos aos monitores e o acesso a atividades como remo, desportos radicais, entre outras. O projeto contou com 442 jovens inscritos, e tem dado um aumento significativo neste número, num total, em 2019 de 442 jovens inscritos.
A prática desportiva da população é um dos fatores mais “dinamizantes” da Câmara Municipal de Gaia, sendo sempre uma boa solução e alternativa, quer para os pais, quer para os jovens.
A generalização da prática desportiva junto da população jovem continua a ser uma das prioridades da Câmara Municipal de Gaia, sendo um fator essencial da melhoria da qualidade de vida e fundamental para a formação pessoal, desportiva e social dos jovens.