A Suldouro, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos dos Municípios de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira, cumpriu, em 2022, todas as Metas Ambientais preconizadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020), que estabelece metas de deposição de resíduos em aterro, de preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos, e de retomas de recolha seletiva por habitante/ano.
No que se refere à meta de Preparação para Reutilização e Reciclagem – PRR de resíduos o PERSU2020 estabelecia como meta para a Suldouro, uma taxa de 39%, mas a empresa foi mais longe e registou uma taxa de 45%. No que se refere ao desvio de bioresíduos de aterro, a Suldouro cumpriu a meta estabelecida ao desviar de aterro 50% dos resíduos recebidos nas suas instalações para tratamento. Já na meta relativa às retomas de recolha seletiva, a Suldouro ultrapassou também a meta definida, que era de 49 Kg/hab/ano, tendo no final de 2022 alcançado um rácio de 51 kg/hab/ano de retomas por habitante.
De acordo com a empresa, “este cumprimento deveu-se ao investimento que a Suldouro fez na recolha seletiva de resíduos de embalagem, nestes últimos anos, nomeadamente na beneficiação das instalações de tratamento, mas também em viaturas, contentores para a recolha seletiva porta a porta e ações de comunicação e sensibilização ambiental, os quais permitiram aumentar esta recolha em cerca de 77% desde 2016”.
A empresa salienta que “alguns dos investimentos que a Suldouro realizou nos últimos anos, foram financiados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e, concretizam uma opção estratégica gizada no PAPERSU em resposta aos desafios introduzidos pelo PERSU 2020 no que respeita ao incremento da reciclagem multimaterial, contribuindo desta forma na melhoria do serviço prestado aos dois municípios”, agradecendo por isso o contributo de todos nas “boas práticas ambientais implementadas”.