Domingo, 3 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

“Stand Up Paddle” em ascensão em Portugal e no mundo

-

O SUP (Stand Up Paddle), é uma modalidade que está em ascensão em Portugal, e no resto do mundo. Em Portugal o SUP é uma modalidade federada, e o SUP Douro é uma associação que já existe há sete anos, em Vila Nova de Gaia.

“Praticamos aqui na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, e depois desenvolvemos, o SUP Douro Race, é o evento de Stand Up Paddle, com duas provas oficias”, refere Pedro Ferreira, um dos responsáveis. O evento teve lugar nos dias 17 e 18 de setembro, com duas provas oficiais da Federação Portuguesa de Surf, na vertente de sprint, e na vertente maratona.

“Somos os organizadores do evento, conjuntamente com o Município de Gaia, as Águas de Gaia, e a entidade Turismo Porto e Norte, parceiros essenciais à realização da prova. Fomos pioneiros da modalidade, aqui junto à Douro Marina, onde estamos sediados, mas estamos a falar de uma modalidade praticada em todo o mundo há mais de dez anos”.

O evento é internacional, com os atletas de fora, que por já conhecerem o evento do ano passado, “tiveram uma participação muito significativa”. 

Este sítio, (Douro Marina) começa a ser um lugar de eleição para a prática do Stand Up Paddle. O rio Douro fornece excelentes condições para a prática da modalidade e o clima também ajuda, fazendo com que “os estrangeiros, vindos de vários países, nos procurem para treinar”. 

Húngaros, Italianos, Franceses, Espanhóis, e Americanos. É um desporto que tem aumentado muito e está em forte expansão, para o ano “estamos a pensar fazer aqui mais um evento internacional”.

No sábado de manhã, antes das provas, “tivemos experiências gratuitas com as famílias, em Stand Up Paddle. Estas experiências servem para provar que esta modalidade é de fácil trato. Também há o Stand Up Paddle adaptado, para pessoas com deficiência, que contou com a participação de quatro praticantes”

Sobre o dia a dia, Pedro Ferreira explicou que “temos diariamente cerca de 100 praticantes, e nos fins de semana este número aumenta”. O Paddle é uma modalidade “que se pode praticar a partir dos cinco ou seis anos, desde que acompanhados pelos pais, mas com maior incidência dos 12 aos 65, idades em que se pode praticar sem problema algum. Temos por exemplo, um caso em que pratica o avô, o pai e os netos”.

“Para se iniciar na modalidade, este é um dos locais de eleição”, remata Pedro Ferreira. 

partilhar este artigo