A recriação das tradicionais desfolhadas vão acontecendo um pouco por todo o concelho, normalmente pelas mãos dos grupos etnográficos. Apesar de em cada um, haver determinadas especificidades próprias da sua identidade, o importante é não se perder este registo cultural, normalmente acompanhado por comes e bebes, muita música e um pezinho de dança.
publicado na edição em papel 21/10/2022
Prevista inicialmente para o Centro Cívico de Serzedo, “tivemos que mudar o evento para outro sítio, no caso para o salão Paroquial, devido ao tempo, e correu muito bem”, resumiu Fernanda Resende, do Danças e Cantares de Serzedo.
O encontro começou pelas 18:30, “distribuímos caldo de nabos, bifanas e broa, e a desfolhada começou pelas 20 horas”, no passado dia 15 de outubro.
Atualmente fazem parte do Grupo de Danças e Cantares de Serzedo cerca de 50 pessoas, tendo participado também muitos populares, que alegremente se juntaram ao grupo. “Convidámos as escolas para estar presentes, mas talvez devido ao tempo, não aderiram muito. Mas tivemos muitas pessoas a assistir e de uma forma geral as pessoas estavam satisfeitas com o que estavam a experienciar”.
