O volume de negócios do setor das residências para a terceira idade em Portugal caiu 12% no ano passado, para 295 milhões de euros, face ao ano anterior, revelou um estudo da Informa D&B.
O número de centros para a terceira idade tem “aumentado consistentemente” nos últimos anos, com o envelhecimento da população como um dos fatores apontados para este crescimento da oferta e da procura, explica a Informa D&B em comunicado, adiantando que nos últimos dois anos foram criadas mais 16 residências, com fins lucrativos, traduzindo-se num aumento de capacidade de cerca de 1.400 lugares.
O estudo permitiu saber que 80% dos lugares disponíveis pertencem a residências sem fins lucrativos, sendo que em março deste ano operavam em Portugal 2.512 residências para a terceira idade, das quais 752 tinham fins lucrativos e 1.760 pertenciam a entidades sem fins lucrativos.
A capacidade dos lares totaliza cerca de 101.000 lugares, o que corresponde a uma capacidade média de 40 lugares por centro, 44 nas residências sem fins lucrativos e 31 nas que têm fins lucrativos, sendo que as residências sem fins lucrativos representam 77.753 dos lugares, quase 80% do total.