Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Rancho Regional de Olival recria a habitual desfolhada numa noite de casa cheia

-

No passado sábado, dia 29 de outubro, o Rancho Regional de Olival realizou a tradicional desfolhada. A celebração teve lugar no salão da nova sede.

Após dois anos de interregno, o Rancho Regional de Olival, voltou a realizar a atividade, “que é uma das mais características da época que representamos”, confessa Maria José Costa, presidente do Rancho.

“correu o melhor possível, as cantigas, as danças, a merenda, com as tradicionais castanhas, vinho, broa e o tão apetecido caldo de nabos, foram sem dúvida elementos fundamentais.”

Maria José Costa, presidente do Rancho


A noite de festa contou com casa cheia. O número de pessoas que marcaram presença, entre convidados, amigos, familiares, pessoas da freguesia e freguesias circunvizinhas, “excedeu em muito o esperado”.

Numa semana assombrada pela intensa chuva, o evento teve de ser realizado dentro de portas, no salão da nova sede do rancho. A meteorologia aliada à limitação de espaço necessário não prejudicaram a atividade, que “correu o melhor possível, as cantigas, as danças, a merenda, com as tradicionais castanhas, vinho, broa e o tão apetecido caldo de nabos, foram sem dúvida elementos fundamentais.”

Maria José Costa salienta que as novas instalações são “um sonho tornado realidade, uma motivação acrescida para direção e componentes, um espaço sem dúvida muito agradável e com condições para termos uma sede onde podemos realizar projetos envolvendo mais e melhor a comunidade local.” A nova sede trouxe um novo ânimo e “está a trazer mais gente para a nossa coletividade, quer para ajudarem, quer participarem como componentes ativos”

Com esta mudança o Rancho passou a ter mais responsabilidades e “muitas obras para concretizar e muitos projetos para executar”. Todos estes planos necessitam de um encargo monetário que “não podemos suportar de imediato”, mas a presidente compromete-se a não baixar os braços “devagar, com mais ou menos possibilidades, com a ajuda de todos, vamos fazendo o que podemos, com a certeza que estamos a trabalhar para uma coisa que é nossa.”

Atualmente o grupo é composto por cerca de 45 pessoas e o investimento nas novas instalações é também um dos seus maiores desafios, “contamos com a ajuda da Câmara, mas sabemos que o grupo também tem muito a fazer.”

Para ultrapassar estes obstáculos, as atividades futuras do Rancho passarão sobretudo pela angariação monetária, “através de atuações e eventos pagos, venda de artesanato, cantar das boas festas e janeiras, na nossa freguesia e freguesias vizinhas, peditórios”. Tendo também em vista a parte social, no dia 4 de novembro, o grupo marcou presença na escola EB1 de Sandim, onde recriaram a desfolhada “para alunos e encarregados de educação”. Na época de Natal “teremos com certeza outras atividades de beneficência”.

partilhar este artigo