Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Rancho Folclórico da Afurada comemorou 87 anos de vida

-

No passado dia 11 de junho, o Rancho Folclórico da Afurada deu início às comemorações do seu 87º aniversário, com a realização do Festival de Folclore.

Após dois anos de paragem forçada, o Rancho Folclórico da Afurada volta a fazer o festival de aniversário da coletividade. Teve lugar no Centro Cívico da Afurada e, de acordo com o presidente da direção, Francisco Fonseca, correu muito bem e superou as suas expectativas: “Teve bastante assistência, já há bastante tempo que não se via um festival assim.”

O festival iniciou-se com o almoço de convívio com os ranchos convidados, Rancho Folclórico Os Aguadeiros de Odivelas – Lisboa e Rancho Folclórico do Cercal Soure – Coimbra, e seguiu-se um desfile pelas ruas da Afurada. Depois dirigiram-se para o tabulado onde realizaram as demonstrações, terminando com as tradicionais danças. Contou com a presença da Câmara Municipal de Gaia, da Junta de Freguesia da Afurada, da Assembleia de Freguesia e da Federação das Coletividades.

Este rancho nasceu a 15 de junho de 1935, tendo as festividades continuado na noite de quarta-feira. Para comemorar, realizaram o típico hasteamento das bandeiras, pelas 21h30, e depois uma sessão solene, seguida de um porto de honra.

Francisco Fonseca declara que os últimos tempos têm sido uma agradável surpresa para o rancho: “Estivemos parados durante bastante tempo e estávamos com receio do regresso porque estava a custar às pessoas comparecer, mas conseguirmos ter um rancho com tantos ou mais elementos do que antes da pandemia. Surpreendeu-nos muito pela positiva ter um rancho tão bem composto. Neste momento, temos ensaiado todas as semanas e normalmente as pessoas são sempre assíduas.” Refere também que sem o apoio das entidades locais e da autarquia seria impossível conseguir sobreviver: “eu vejo muitos ranchos ir abaixo por falta de participantes e condições. Felizmente o nosso, neste momento, está no auge.”

A agenda do Rancho Folclórico da Afurada já se encontra cheia para o resto do ano e convites de participação não param de chegar.

partilhar este artigo