Quatro instituições, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), receberam perto de três milhões de euros para requalificação de equipamentos sociais. Os contratos foram assinados a 1 de setembro, pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança social, Ana Mendes Godinho.
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Valadares, com 963 mil euros, a Fundação Padre Luís, com 305 mil euros, a Associação da Casa dos Professores e Educadores de Gaia, com 1,4 milhões de euros, e o Centro Social e Paroquial de Vilar de Andorinho, com 187 mil euros, foram as instituições contempladas com estes novos contratos.
A estas juntam-se outras cinco, o Centro Social São Pedro de Vilar do Paraíso, com 1,4 milhões de euros, a Associação do Centro Social de Serzedo, com 577 mil euros, a Associação de Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom, com 705 mil euros, e a Associação de Solidariedade Social da Madalena, com 822 mil euros. Estes contratos, assinados em julho, atingiram um total superior aos cinco milhões de euros.
A cerimónia de entrega dos contratos de financiamento, referentes à segunda fase do investimento da região Norte, decorreu a 1 de setembro em Vila Nova de Gaia, com presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ana Mendes Godinho foi a responsável por entregar 63 contratos, num investimento total de cerca de 55 milhões de euros provenientes do PRR, para a requalificação ou criação de mais de 3.200 lugares em lares de idosos, creches e instituições nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.