17.5 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira, Junho 17, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Primeiro Metrobus em funcionamento ligará Grijó ao centro de Gaia gratuitamente

A Câmara de Vila Nova de Gaia lança este mês o primeiro de três percursos de metrobus que têm como objetivo ligar zonas interiores e estações de metro, revelou Eduardo Vítor Rodrigues a propósito do projeto-piloto de Grijó.

A iniciativa, que deverá estar no terreno a 17 de maio, foi aprovada por unanimidade esta tarde em reunião camarária e, na prática, consiste num percurso gratuito em autocarro entre o Largo de Santo António, na freguesia de Grijó, e a estação de metro de Santo Ovídio.

Entre os pontos de entrada e saída de passageiros, está prevista uma única paragem no Outlet de Grijó, sendo que parte do percurso far-se-á pela autoestrada.

O primeiro percurso de metrobus de Gaia, será de acesso gratuito e realizar-se-á nos dias de semana de 20 em 20 minutos nas horas de ponta e de 40 em 40 no resto do dia.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Câmara, o presidente da autarquia referiu que este percurso servirá de “teste piloto”, podendo surgir “nos próximos meses” outros dois percursos com características idênticas.

Um dos mencionados destina-se a fazer ligação entre as freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma com rebatimento à estação de metro D. João II, na Avenida da República.

Já o percurso com início nos Carvalhos, a concretizar-se, terá ligação à estação de Santo Ovídio.

Ambas as estações pertencem à Linha Amarela do Metro do Porto que liga Vila Nova de Gaia ao centro do Porto, com acesso a ligações a outras linhas da rede na estação da Trindade e fim no Hospital de São João.

Este percurso será feito em autocarro de 50 lugares e foi votado um apoio de 48 mil euros para contratação do serviço.

Eduardo Vítor Rodrigues destacou que este é um percurso que não existe atualmente, e que serve para “evitar que as pessoas que usam os carros para chegar a metro no centro de Gaia passem a usar transporte público dedicado”.

Em resposta a perguntas do vereador social-democrata Cancela Moura, o autarca socialista adiantou que quando entrar em vigor o modelo de transportes metropolitano, no âmbito do novo concurso internacional que abrange vários Municípios da Área Metropolitana do Porto, o serviço de metrobus de Gaia integrará a “obrigação de serviço público prevista no concurso”.

Outras Notícias

Siga-nos

12,172FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

Bloco de Notas

Avenida da República

Resiliência

O Desapego

X