17.5 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira, Junho 17, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Portonic é a marca que identifica ‘cocktails’ com Vinho do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou a autorização do uso da marca Portonic para identificar as bebidas feitas com vinho do Porto, com vista à proteção desta denominação de origem.

“O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) autoriza o uso da marca Portonic para identificar e individualizar bebidas elaboradas com vinho do Porto, denominadas frequentemente por cocktails”, refere um comunicado enviado pelo IVDP na segunda-feira.

Assim, a entidade autoriza o uso da marca Portonic, no sentido de garantir a “proteção da denominação de origem Porto”.

Para que seja autorizado o uso da marca, que pode ser usada em garrafa, lata ou outros tipos de recipiente, o IVDP terá de aprovar previamente a rotulagem, a embalagem e a própria bebida, esclareceu o instituto.

Deste modo, no que diz respeito à rotulagem, a aprovação limita-se “às suas competências, designadamente de proteção da marca em causa, da imagem e do prestígio da denominação de origem Porto, bem como da qualidade e características da bebida que ostenta a marca e qualquer informação enganosa ou suscetível de gerar confusão no consumidor”, explicou o IVDP.

Quando a bebida elaborada com Vinho do Porto estiver pronta para ser distribuída no mercado, o IVDP terá de efetuar uma análise laboratorial (organolética e físico-química), bem como comprovar que foi inteiramente embalada no interior da Região Demarcada do Douro ou do Entreposto de Vila Nova de Gaia.

“Esta autorização visa criar novas formas de consumo que permitam conquistar relevância junto do público jovem, através de novas experiências associadas ao convívio e aos bons momentos da vida”, referiu o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, em comunicado.

Outras Notícias

Siga-nos

12,172FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

Bloco de Notas

Avenida da República

Resiliência

O Desapego

X