Domingo, 14 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Porto Gaia Granfondo vai para a estrada no domingo

-

No próximo domingo, 2 de abril, a Academia de Bicicleta de Cândido Barbosa, um dos mais emblemáticos e acarinhados ciclistas portugueses, com uma carreira marcada por mais de uma centena de triunfos, organiza mais uma edição do Porto Gaia Granfondo. Trata-se de um evento aberto a todos os amantes do ciclismo e que, tal como na primeira edição, vai unir as cidades do Porto (partida) e de Vila Nova de Gaia (chegada), depois de um percurso que levará os participantes a pedalar por algumas das mais belas estradas da região Norte de Portugal, sempre enquadrados por belas paisagens, junto às margens dos rios Douro e Paiva.

O Porto Gaia Granfondo propõe três distâncias possíveis para os participantes, com diferentes designações e quilometragens: o Minifondo, com o percurso mais curto, ideal para os principiantes, numa extensão de 58,3 km; o Mediofondo, que apresenta o percurso intermédio, num total de 103,6 km; e, finalmente, o Granfondo, o mais extenso e exigente dos três percursos, numa distância de 160,3 km.

Ao longo do percurso, que se estenderá pelos municípios do Porto, Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, a organização vai disponibilizar quatro zonas de abastecimentos líquidos e sólidos, assim como assistência médica e mecânica.

Mesmo não sendo uma prova de competição, mas antes um evento de cicloturismo, inscrito no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo, que se realiza em estrada aberta, os participantes serão cronometrados por meios eletrónicos (chip), sendo-lhes atribuído no final o tempo que demoraram a cumprir a totalidade do percurso escolhido. Serão atribuídos troféus aos primeiros classificados de cada prova e escalão, de acordo com o definido no regulamento particular do Porto Gaia Granfondo.

A participação é limitada a veículos de duas rodas (bicicleta de estrada, de montanha ou tandem), sendo também possível a participação em bicicletas elétricas (e-bike), que terão uma classificação independente e ordem de saída da última box. Em qualquer dos casos, será sempre obrigatório o uso de capacete de ciclismo devidamente homologado.

A partida está marcada para as 9 horas do próximo 2 de abril, na Avenida Gustavo Eiffel, junto à ponte Luís I, e a chegada no Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, onde também funcionará o secretariado e a Expo Granfondo. O evento terá um limite de 2.500 participantes no somatório das três distâncias, com as inscrições a encerrarem no dia 30 de março.

Na primeira edição do Porto Gaia Granfondo estiveram, à partida, mais de 1.300 participantes, em representação de seis nacionalidades. Miguel Indurain, um dos melhores e mais admirados ciclistas de todos os tempos, apadrinhou a prova e envergou o dorsal n.º 1 ao longo dos 156 km do percurso mais longo.

Este ano, o Porto Gaia Granfondo orgulha-se de contar com a presença de outros dos nomes maiores do ciclismo mundial, o espanhol Alejandro Valverde. Com 130 vitórias no seu palmarés, incluindo um título de Campeão do Mundo de Fundo em 2018 e um triunfo na Vuelta de 2009, Valverde é um dos mais respeitados ciclistas do pelotão internacional, inspirando diversos atletas com as suas performances e a sua simpatia.

partilhar este artigo