10.7 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira, Maio 10, 2021

Pensamentos do MAR

Manuel António Ribeiro

Presidente da AMARGAIA

A liberdade de expressão

Passava numa das ruas de Gaia e ouvi alguém dizer:

“Vivemos num país livre por isso posso dizer o que eu quiser!”

Esta frase tem muito que se lhe diga, pois num país livre como o nosso, em que para termos essa liberdade expressão que temos hoje, foi sujeito a “lutas e conquistas” de longas décadas!

Essa conquista tem de ser protegida, por valores e princípios, patentes no respeito da opinião do outro. A minha liberdade começa, quando termina a do outro! E só posso ter direito ao respeito quando respeitar o outro!

Todos têm direito à sua nobre opinião, construtiva, integradora, conciliadora e exposta à sociedade. Hoje, fruto das tecnologias e da era digital, conseguimos irradiar uma opinião quase à “velocidade do som”! São vários os meios disponíveis “à mão de semear”. Ou seja, não podemos pela
simplicidade do acesso à opinião, destruir uma das mais belas conquistas de uma sociedade: – A liberdade de expressão e o debate de opiniões.

Usar essa liberdade, sem regras, sem filtros, sem valores, sem princípios e sem respeito, estamos a desvalorizar a nossa conquista da liberdade.

Não são os abusos pelo outro, os insultos ao outro, o denegrir o outro, o acusar o outro, o apagar a história dos nossos registos (mesmo que com atos que hoje reprovamos), que vamos exercer a liberdade de expressão como forma plural de vivermos em sociedade.

Cada um é como cada qual. Podendo e devendo participar na vida quotidiana, manifestando apreço e respeito pela opinião do outro.

Ninguém é dono da razão, nem de certezas absolutas e numa sociedade, em que caminhamos a passos largos para a tão falada era digital, este respeito pela liberdade tem um papel fundamental para contribuir com o equilíbrio do pensamento e contributo de cada pensamento, de cada expressão e de cada opinião.

Todos contamos. Todos fazemos parte deste mundo em que cada um tem direito à sua opinião. Mas essa opinião tem regras e liberdade de expressão em que obriga a respeitar a opinião de cada um.

A liberdade de expressão não pode cooperar com insultos, ofensas e ataques pessoais, porque não concordam ou porque não estão de acordo com a opinião de outros.

A minha opinião conta tanto que a de qualquer outro cidadão, apenas precisa de ser educada e respeitar qualquer outra opinião!

Este conteúdo é apenas para assinantes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,145FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Minifeiras populares poderão compensar a ausência das festas tradicionais

A Câmara de Gaia revelou que está a ser estudada, em conjunto com o Porto, a criação de espaços para “minifeiras populares”, compensando a...

Duarte Besteiro ainda sem substituto por motivos de saúde ou legais

O PSD de Vila Nova de Gaia ainda não encontrou substituto para o vereador Duarte Besteiro, que renunciou ao mandato a 21 de abril,...

Primeiro Metrobus em funcionamento ligará Grijó ao centro de Gaia gratuitamente

A Câmara de Vila Nova de Gaia lança este mês o primeiro de três percursos de metrobus que têm como objetivo ligar zonas interiores...

Portonic é a marca que identifica ‘cocktails’ com Vinho do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou a autorização do uso da marca Portonic para identificar as bebidas feitas com vinho...

Praias de Gaia recebem Finn Gold Cup onde se decide o novo campeão do mundo e as últimas vagas olímpicas

A Finn Gold Cup decorre até 12 de maio nas águas do Norte, trazendo a Portugal o duplo atrativo de decidir o novo campeão...

Mais artigos de

Opinião

X