
Manuel António Ribeiro
Presidente da AMARGAIA
A liberdade de expressão
Passava numa das ruas de Gaia e ouvi alguém dizer:
“Vivemos num país livre por isso posso dizer o que eu quiser!”
Esta frase tem muito que se lhe diga, pois num país livre como o nosso, em que para termos essa liberdade expressão que temos hoje, foi sujeito a “lutas e conquistas” de longas décadas!
Essa conquista tem de ser protegida, por valores e princípios, patentes no respeito da opinião do outro. A minha liberdade começa, quando termina a do outro! E só posso ter direito ao respeito quando respeitar o outro!
Todos têm direito à sua nobre opinião, construtiva, integradora, conciliadora e exposta à sociedade. Hoje, fruto das tecnologias e da era digital, conseguimos irradiar uma opinião quase à “velocidade do som”! São vários os meios disponíveis “à mão de semear”. Ou seja, não podemos pela
simplicidade do acesso à opinião, destruir uma das mais belas conquistas de uma sociedade: – A liberdade de expressão e o debate de opiniões.
Usar essa liberdade, sem regras, sem filtros, sem valores, sem princípios e sem respeito, estamos a desvalorizar a nossa conquista da liberdade.
Não são os abusos pelo outro, os insultos ao outro, o denegrir o outro, o acusar o outro, o apagar a história dos nossos registos (mesmo que com atos que hoje reprovamos), que vamos exercer a liberdade de expressão como forma plural de vivermos em sociedade.
Cada um é como cada qual. Podendo e devendo participar na vida quotidiana, manifestando apreço e respeito pela opinião do outro.
Ninguém é dono da razão, nem de certezas absolutas e numa sociedade, em que caminhamos a passos largos para a tão falada era digital, este respeito pela liberdade tem um papel fundamental para contribuir com o equilíbrio do pensamento e contributo de cada pensamento, de cada expressão e de cada opinião.
Todos contamos. Todos fazemos parte deste mundo em que cada um tem direito à sua opinião. Mas essa opinião tem regras e liberdade de expressão em que obriga a respeitar a opinião de cada um.
A liberdade de expressão não pode cooperar com insultos, ofensas e ataques pessoais, porque não concordam ou porque não estão de acordo com a opinião de outros.
A minha opinião conta tanto que a de qualquer outro cidadão, apenas precisa de ser educada e respeitar qualquer outra opinião!