Domingo, 14 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Pedroso: Desfolhada do Resto do Rancho Folclórico e Cultural da Nossa Senhora do Monte “correu muito bem”

-

A recriação das tradicionais desfolhadas vão acontecendo um pouco por todo o concelho, normalmente pelas mãos dos grupos etnográficos. Apesar de em cada um, haver determinadas especificidades próprias da sua identidade, o importante é não se perder este registo cultural, normalmente acompanhado por comes e bebes, muita música e um pezinho de dança.

publicado na edição em papel de 21/10/2022

“Normalmente a desfolhada é feita no espaço da eira da sede do rancho, mas com o mau tempo tiveram que tirá-las de lá e colocá-las no salão para fazerem a desfolhada, que felizmente correu muito bem”, refere o presidente da coletividade, Manuel Silva.

A desfolhada do Rancho Senhora do Monte, realizou-se no dia 15 de outubro, e estiveram presentes “entre 150 e 200 pessoas a assistir, além dos elementos do grupo, que são cerca de 50. Foi uma boa noite de cultura”, afirmou Manuel Silva. 

“Apaguei as luzes do salão, como era assim antigamente, em que não havia luz na hora da desfolhada”. No final foram servidos o caldo de nabos, pão, vinho, e “tivemos vinho doce, que é algo que já escasseia. Foi uma alegria imensa naquele salão”, terminou o presidente.

partilhar este artigo