publicado na edição em papel de 13 de janeiro de 2023
Tomada de Posse realizou-se no passado sábado e contou, entre outros, com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e de Firmino Pereira, deputado na Assembleia da República
No passado dia 7 de janeiro, sábado, realizou-se a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia para o quadriénio 2023/2026, efectivando assim os resultados do ato eleitoral de 21 de dezembro.
Paulo Rodrigues, representante do Centro Recreativo de Mafamude, foi assim reconduzido para mais um mandato à frente da direção da Federação das Coletividades de Gaia, com César Oliveira, representante do Centro Recreativo de Canelas, a manter-se como presidente da Assembleia Geral e Fernando Andrade, do Centro Recreativo de Canidelo, presidente do Conselho Fiscal.
Na cerimónia de Tomada de Posse, que encheu por completo as instalações da Federação das Coletividade, estiveram presentes, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues e o deputado na Assembleia da República, Firmino Pereira, além de inúmeros representantes de coletividades e instituições, representantes de juntas de freguesia e vereadores.
Na sua intervenção, Paulo Rodrigues começou por “em primeiro lugar, agradecer a todos os meus amigos dos órgãos sociais”, lembrando depois que “este mandato, infelizmente devido à pandemia, ficou de alguma forma limitado, não permitindo realizar muito do que estava no plano de atividades, mas não pode ainda assim, deixar de ser um mandato positivo”.
Terminou depois a sua intervenção, desejando um feliz 2023 para todos, lembrando que “estamos aqui para vos servir, e este é o nosso mandato, servir o Movimento Associativo. Podem contar connosco e estamos sempre abertos e disponíveis para vos receber e ajudar”.
São várias as formações do tipo associativo que se dedicam, em Vila Nova de Gaia, à difusão e recolha das tradições mais nobres da cultura popular, envolvendo milhares de cidadãos, numa interligação geracional, com total disponibilidade voluntária, designadamente através do trabalho não remunerado dos seus dirigentes. A Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, fundada em 1998, é uma instituição sem fins lucrativos que, nos termos dos seus estatutos, tem por objeto o apoio e, em geral, a representação dos interesses do movimento associativo do concelho junto de organismos públicos e privados.