Quinta-feira, 12 Dezembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Patinagem do S. C. Coimbrões organizada Caminhada do Dia da Mãe

-

Para comemorar o Dia da Mãe, o Sporting Clube de Coimbrões organizou uma caminhada. A ideia é promover o convívio saudável entre atletas e suas famílias e cultivar o espírito de equipa.

Esta foi a primeira vez que o S.C. Coimbrões organizou uma caminhada e, para Susana Martins, vice-presidente do clube e responsável pela secção de Patinagem, as expectativas foram superadas: “A participação foi grande, cerca de 100 pessoas, entre atletas, familiares e amigos, houve quem trouxesse colegas de trabalho.” Apesar de a iniciativa partir do clube, era aberta ao público em geral.[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”8″ ihc_mb_template=”3″ ]

Susana Martins conta que já tinham sido organizados piqueniques com as atletas e as suas famílias, “até com um jogo de futebol entre os pais”, mas já há dois anos que não era organizado nenhum tipo de convívio, e este faz falta “para que elas interajam fora do contexto da patinagem, num contexto mais sociável, mais lúdico. É importante conhecerem-se umas às outras fora dos treinos e das provas.”

Assim, foi aproveitada a deixa do Dia da Mãe para uma caminhada que começou pelas 9h30 de domingo na marginal de Canidelo, com um aquecimento de zumba orientado por duas ex-atletas que ajudaram a dinamizar este dia especial. O percurso terminou no Pavilhão Municipal de Coimbrões, onde houve um convívio com direito a piquenique e música. A junta de freguesia de Santa Marinha e São Pedro da Afurada ofereceu livros didáticos e de história às crianças participantes. 

A patinagem no S. C. Coimbrões

O Sporting Clube de Coimbrões integra a modalidade de patinagem há cerca de 11 anos. “Inicialmente, era uma equipa à parte, que também fazia uso do pavilhão, e, entretanto, foi integrada no clube”, explica Susana. A equipa conta apenas com um membro do sexo masculino, sendo o resto raparigas entre os 4 e os 19 anos. “A nossa atleta mais velha está connosco desde que existe patinagem no Coimbrões, é a nossa capitã de equipa. Ajuda-nos com os treinos dos mais pequenos. Tentamos criar um clima de proximidade entre elas, em que depois as mais velhas vão ajudar as mais novas.”

A patinagem do S. C. Coimbrões divide-se em vários escalões, desde as Escolinhas à Competição, e o clube participa em torneios distritais e nacionais. Estes grupos são feitos de acordo com o seu nível de competências, e não por idades, o que por vezes pode prejudicar certas atletas, faz notar a vice-presidente, pois “as competições são organizadas por idades, e duas atletas da mesma idade não têm necessariamente a mesma experiência.” Isto levou a que a federação e associação de patinagem se apercebessem da discrepância entre as prestações de atletas com a mesma idade e criassem uma vertente “menos competitiva, de acordo com o nível e não por idade.”

Por necessidade de conciliar horários com a equipa de basquetebol, treinam no Pavilhão de Coimbrões às terças, quintas, sábados e domingos, e no Pavilhão de Perosinho às quartas e sextas.

Atletas de competição treinam todos estes dias, menos ao sábado. Susana Martins reconhece que a logística pode ser exigente para os pais, que têm de levar os filhos aos treinos que não são sempre no mesmo lugar ou no mesmo horário: “Tem de haver muito boa vontade e dedicação, não só das atletas, mas também dos pais.” E reforça a necessidade deste tipo de convívio, que espera ter sido “o primeiro de muitos”: “sendo um desporto individual, falta aquele espírito de grupo que existe noutras modalidades, e é importante estreitar laços entre as colegas.”[/ihc-hide-content]

partilhar este artigo