Sábado, 18 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Passeio Sénior de Oliveira do Douro superou as expectativas

-

A Junta de Freguesia de Oliveira do Douro promoveu o habitual passeio sénior, no dia 9 de setembro, levando mais de 600 pessoas até Viana do Castelo. 

“Paramos a meio do caminho, em Esposende, para tomar o pequeno almoço, e depois fomos ao Monte de Sta Luzia, em Viana do Castelo, onde o nosso Padre, o pároco Alípio Barbosa, fez o favor de celebrar uma eucaristia. Enchemos por completo a Igreja”

Filinto Lima – Presidente da Junta de Oliveira do Douro

“Paramos a meio do caminho, em Esposende, para tomar o pequeno almoço, e depois fomos ao Monte de Sta Luzia, em Viana do Castelo, onde o nosso Padre, o pároco Alípio Barbosa, fez o favor de celebrar uma eucaristia. Enche-mos por completo a Igreja”, contou Filinto Lima, presidente da junta de freguesia de Oliveira do Douro.

Depois rumaram à Quinta do Carvalho em Via-na do Castelo, onde foi promovido um convívio, desde o almoço até ao fim do dia. O dia “com os nossos seniores correu muito bem, e ficaram muito felizes com este convívio”. Foram mais de 600 pessoas neste passeio, “entre os sessentas aos oitentas e muitos”, refere o Presidente. Presentes estiveram também o Vereador Elísio Pinto, “foi ele quem representou a Câmara Municipal de Gaia”, e também “o nosso Presidente da Assembleia de Freguesia, o Engenheiro Anselmo Miguel da Gaiurb”. 

O Presidente confidenciou-nos depois ter ido “a casa dos idosos, e o que eles queriam mesmo era sair”. O passeio não foi muito longo, mais ou menos oitenta quilómetros, mas gostaram mui-to. 

Ao longo destes dois anos de pandemia, com tantas regras impostas a toda a população o Covid-19, muitas destas pessoas não conseguiram, praticamente, sair de casa e por isso mesmo, “as pessoas tinham muitas saudades deste tipo de passeios”. Deixou depois, Filinto Lima, um agradecimento à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “por podermos promover este encontro, este dia fantástico. Faz bem e é muito bom, conviverem com outros idosos que já não se viam há muito tempo”. Agradeceu também aos Bombeiros Voluntários de Avintes, pela ambulância que acompanhou toda a viagem, porque “para todos nós foi um descanso a presença deles, pois eram mais de 600 pessoas, e ter a presença destes profissionais foi uma mais valia”. No pós pandemia, “sinto que os idosos estão mais confortáveis, e muito cautelosos. São pessoas com alguma idade e estão sempre à cautela, mas ganharam muitos hábitos de higiene, que antes não tinham, e agora há mais cuidado”. Terminou Filinto Lima afirmando que foi sem dúvida, “um dia em grande para os nossos seniores, um dia inesquecível”.

partilhar este artigo