Quinta-feira, 14 Novembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Passeio Sénior de Grijó e Sermonde: Famalicão foi o destino traçado 

-

O regresso à normalidade serve para retomar atividades que muitos idosos esperaram e aguardaram há muito tempo. As pessoas de Grijó e Sermonde não são exceção e foram brindadas, após dois anos sem esta atividade, de novo com o Passeio Sénior, desta vez com destino a Famalicão. A diversão foi acento tónico e as pessoas “estavam muito contentes” avança ao Jornal Gaia Semanário, César Rodrigues.

Realizado no passado dia 24 de setembro, a primeira paragem foi em Santo Tirso, para o pequeno almoço, com cerca de 550 pessoas, divididas por 11 autocarros, uma redução de cerca de 300 pessoas face ao período anterior à pandemia. 

“As pessoas estavam muito satisfeitas com tudo, estava tudo muito bom, e toda a gente estava contente com o passeio”, descreveu o Presidente da Junta da União de Freguesias de Grijó e Sermonde, César Rodrigues.

Este passeio sénior era uma atividade há muito esperada. “Sempre que me encontrava com um deles, faziam referência ao passeio sénior”, dizia-nos César Rodrigues, completando que “é um momento muito esperado por todos, e pelo qual anseiam muito todos os anos”. 

Não houve grandes diferenças entre este passeio e os anteriores. A única coisa que se fez destacar foi mesmo a falta de gente, alguns até que já não estão entre nós, mas que foram lembrados no passeio. 

“Foram tempos muito difíceis para todos nós. Mas ainda mais para os idosos, que vivem isolados, e que por isso foi para eles foi mais penoso e pesado”. O passeio é uma forma de sairem e de conviverem uns com os outros. É de uma importância incalculável e de inegável valor.

Mesmo para aqueles que não gostam de dar um pezinho de dança, a Quinta oferecia muitas alternativas, “é muito grande e as pessoas sempre tinham os jardins para passear”. Em clima de alegria, houve por exemplo, um senhor, que levou uma guitarra e brindou os outros com um espetáculo de fado. “O sítio era bom para o convívio”, e fez com que as pessoas se sentissem bem. 

Os mais velhos são assim uma prioridade para a Junta de Freguesia, e apesar do passeio ser o seu ponto alto, “temos uma série de atividades ao longo do ano para todos os séniores”. Há por exemplo a Universidade Sénior, onde aprendem sempre alguma coisa, apesar de “o objetivo não ser aprender, mas, essencialmente, tirar as pessoas de casa, para se manterem ativas”. Há depois o atelier de pintura, de expressão físico-motora, inglês e informática. São já mais de 120 pessoas a participar nas diferentes atividades, com a atividade físico-desportiva a captar cerca de 60 pessoas. 

Com outubro, Mês do Idoso, à porta, as juntas de Freguesia de Grijó e Sermonde, São Félix da Marinha, Serzedo, Perosinho e Canelas, estão a organizar uma semana com atividades fisico-desportivas, cinema, e no último dia um baile dançante, em Canelas, no “Gente Gira”, permitindo aos  “idosos ir a outras freguesias e participarem nas atividades nessas Juntas de Freguesia”, finaliza César Rodrigues.

partilhar este artigo