Vai nascer um parque temático no Parque da Lavandeira em Gaia, e a obra está estimada em quase um milhão de euros (913.044,50). Ainda não está previsto o arranque das obras, e que será lançado um único procedimento pré-contratual de empreitada de obra pública, conforme consta no despacho da Câmara Municipal de Gaia.

O Parque temático tem o título de uma das obras mais conhecidas do escritor de Júlio Verne “A volta ao Mundo em 80 dias”, mas esta obra tem como o objetivo recriar os transportes utilizados do século XVIII e XX.
O parque temático, “A Volta ao Mundo em 80 dias”, no Parque da Lavandeira, vai estar integrado no programa da “rede de Parques Temáticos em Vila Nova de Gaia”. O Município de Vila Nova de Gaia entendeu proceder à requalificação de um conjunto de espaços públicos em diversas freguesias do concelho, através da instalação de uma “Rede de Parque Temáticos”.
Com o intuito do estabelecimento de um círculo de equipamentos de recreio e de lazer, que, no seu conjunto, estimulem a brincadeira e a interação intergeracional no espaço exterior.
Promovendo uma melhoria da saúde e da qualidade de vida dos seus utilizadores, que satisfaça as necessidades de desenvolvimento de recreio, tanto das crianças como das suas famílias. “E promova a coesão social, enriqueça habilidades cognitivas, motoras, físicas, sociais e espaciais, e que potenciem o lazer e a pertença do lugar”. Como se pode ler no despacho.

Assim, a sua implantação deverá “ser apoiada em parâmetros quantitativos e qualificativos” de intervenção com o intuito de criar “espaços seguros inclusivos”, acessíveis, verdes e de qualidade amigáveis para as famílias, desafiadores atraentes e convidativos que permita ter “espaços públicos conectados, multifuncionais, intergeracionais e sustentáveis”.
Cada parque terá um conceito muito próprio, a história contada através de alguns enigmas sequenciais que serão descobertos pelos utilizadores à medida que avançam no parque. Numa interação entre os equipamentos e o mobiliário urbano. A construção do parque temático “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, será dividida em dois lotes. O primeiro lote é um balão, um Avião e um baloiço. O lote número dois, diz respeito à construção das obras complementares do espaço envolvente ao parque temático, nomeadamente, desenho dos percursos dos diferentes pavimentos.
“Modelação de terreno, plantação de vegetação, mobiliário urbano, infraestruturas elétricas, iluminação cénica”. Vai haver plantação de novas espécies arbustivas autóctones, bem como a preservação das existentes, garantindo assim a biodiversidade dos sistemas.
Também visa reorganizar o parque de recreio existente através de relocalização do mobiliário urbano e de colocação de novo mobiliário. Recriar no Parque da Lavandeira uma nova área de recreio inclusivo e de interação multigeracional
Instalação de equipamentos lúdicos temáticos: Balão, Avião e o Baloiço. Maior interação entre as crianças e os adultos com os respetivos equipamentos lúdicos e escultóricos.