Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Os direitos dos Jovens: “Direitos vitais, fundamentais, e Valores Universais”

-

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebra-se a 10 de dezembro, e foi o dia em que o projeto “Direitos dos Jovens” marcou o seu início.

“Um dos maiores desafios do século XXI é garantir que os Direitos Humanos são para todos e para todas”, como referiu ao Gaia Semanário o Vereador da Câmara Municipal de Gaia, Elísio Pinto.

Também adiantou que o “papel das políticas de juventude, das organizações juvenis e dos jovens, na promoção dos Direitos Humanos é uma prioridade.”

O Covid-19, levou-nos para uma crise mundial e na qual o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirma que “os direitos humanos não podem ser negligenciados” e que “as pessoas e os seus direitos têm de ser uma prioridade absoluta”.

Partindo desta premissa, é fundamental que “as políticas da juventude possam promover a participação ativa dos jovens sobre os Direitos Humanos e incentivar o seu compromisso a este respeito”, atesta o Vereador da autarquia.

Uma vez que é o primeiro ano que estes jovens participam numa iniciativa destas é a “primeira campanha que realizamos neste âmbito”. Contudo, a mesma está a ser “alimentada” com os contributos dos jovens que visitam a exposição. “Há muito terreno por desbravar, mas a pouco e pouco vamos construindo mais visões dos Direitos Humanos desde a perspetiva dos Jovens para que este ano dia 10 de dezembro, a nossa campanha possa ser, ainda, mais representativa.”

Alguns jovens quiseram deixar o seu testemunho e assim sendo a Mariana Marques Moreira, quis partilhara sua opinião dizendo: “Participei nesta campanha porque os direitos humanos são: Direitos Vitais; Fundamentais: Valores universais. E o Gonçalo Riscado, disse que “Participar na Campanha de Sensibilização sobre Direitos Humanos, é contribuir para a certeza que a vida é salvaguardada”.

As idades dos jovens que fazem parte deste projeto ronda os 15 e os 22, e participaram 34 jovens do Concelho.

partilhar este artigo