Sábado, 18 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Orçamento participativo: As votações começam hoje

-

O Gaia Semanário esteve à conversa com João Paulo Correia, Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, que nos falou sobre o orçamento participativo, em que consiste e a quem se destina. As votações online começam a partir de hoje.

Este orçamento participativo conta já com seis, sete anos, é um orçamento de iniciativa anual, que parte do seu orçamento, 12 .000 euros (doze mil euros) é dedicado para projetos/obras da sociedade civil.

As três candidaturas mais votadas receberão 4.000 euros (Quatro mil euros) cada, e têm que justificar esse valor, as candidaturas têm de mostrar que são exequíveis, este ano é o primeiro ano que contemplados três finalistas “tem sido muito concorrido”.  

Em média concorreram ou concorrem 12 candidaturas, e destina-se a todos os cidadãos da Junta de Freguesia, e votam em média dois a três mil pessoas online no site da junta de Freguesia.

Esta iniciativa é dirigida a toda a sociedade civil, desde os jovens aos menos jovens, todas as candidaturas contam desde que façam prova do valor que está estipulado, ou seja os quatro mil euros, por cada uma das três candidaturas.

“Este projeto é de nossa autoria”, refere João Paulo Correia, no fundo “é estimular o exercício da cidadania”, salienta o Presidente.

A área social tem sido a mais dominante, mas não aquela área social típica, tem de ser uma “área que justifique a sua participação”.

partilhar este artigo