Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

O 80º aniversário de Adriano Correia de Oliveira

-

No passado dia 20 de maio decorreu, no Solar da Quinta do Conde de Fiães, que é a casa proprietária do Júlio de Santo Inácio, em Avintes, o aniversário de Adriano Correia de Oliveira.

Estivemos à fala com a União Académica de Avintes sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, que se fosse vivo, faria 80 anos. Mas a vida encurtou-lhe as voltas e deixou-nos aos 40 anos de idade. Para celebrar a data do seu aniversário, a União Académica de Avintes, preparou uma homenagem a todo o percurso musical do artista.

“Esse é o nosso foco, tivemos os primeiros dezoito anos, enquadramento feito pela família, e influência que a música teve na vida dele. Depois tivemos o tempo que esteve na faculdade de Direito de Coimbra enquanto lá esteve a estudar, e nesse enquadramento teremos algumas baladas de Coimbra mais emblemáticas, quer sejam dele, quer sejam de outros autores.”

De seguida “tivemos a passagem e importância que ele teve no 25 de abril, e também na revolução, com algumas músicas de Adriano Oliveira. Com músicas de intervenção, assim como alguns amigos dele, Manuel Alegre, Zeca Afonso”, alguns instrumentistas como Paulo Vaz de Carvalho e todos os que fizeram percurso com ele, através da música enquanto Associação Académica.

Os temas mais icónicos do artista foram representados por três atuações diferentes. A primeira, feita pelo grupo de fados da Faculdade de Letras do Porto «o Literatus», depois houve um grande amigo de Adriano Oliveira, que conviveu com ele na juventude, João Teixeira, que fez algumas interpretações. Por último, para fechar, foi a vez da Tuna Académica de Avintes. A sessão teve a duração de uma hora e meia.

Houve discursos no final dos concertos, quer por parte da Junta de Freguesia de Avintes, quer por parte da Câmara Municipal de Gaia, e alguns amigos de Adriano puderam partilhar outras histórias benéficas no contexto.

partilhar este artigo