A construção do Centro Cívico de Serzedo já está em andamento, prometendo ser uma obra com um enorme impacto no quotidiano da freguesia. De acordo com a autarquia, a intervenção, a cargo da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, com projeto da Direção Municipal de Infraestruturas e Espaços Públicos e financiamento da Câmara Municipal de Gaia, terá um custo aproximado de 245 mil euros (185 mil euros referentes às obras e 60 mil de aquisição do terreno) e tem a sua conclusão prevista para o segundo semestre deste ano.
A intervenção passa pela construção de uma praça, que terá como elemento principal o cruzeiro, pretendendo-se que esta seja um prolongamento do adro da igreja. Assim, permitirá o alargamento do espaço a novas valências de utilização, ficando com todas as condições para a realização de vários eventos que irão oferecer uma nova centralidade à freguesia.
Esta nova praça pretende ligar os dois lados da rua da Igreja, sendo que a solução encontrada foi a elevação da rua, atravessando a praça, mas ao mesmo tempo fazendo parte integrante da mesma. Houve ainda a preocupação de adaptar a praça, existindo duas plataformas mais elevadas com um caráter de palco, sendo que as restantes quatro têm uma função de plateia. A intervenção inclui ainda a reabilitação do tanque existente em granito, por se tratar de uma referência do local, estando previsto o seu funcionamento como espelho de água.
De acordo com a nota da autarquia, “Serzedo está a erguer o seu futuro. A construção do seu centro cívico, um novo ponto de paragem obrigatória, é um dos momentos mais importantes na história desta freguesia.”