18.1 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira, Abril 19, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Novo Centro Académico Clínico em Aveiro com participação de Vila Nova de Gaia

A ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, assinaram a portaria que cria o Centro Académico Clínico na Universidade de Aveiro, anunciou fonte académica.

“Após a reafirmação formal da concordância de todos os membros do consórcio, aguarda-se a publicação em Diário da República”, adianta a Universidade de Aveiro em comunicado.

O recém-criado Centro Académico Clínico, designado Egas Moniz Health Alliance (EMHA), tem por objetivo proporcionar “mais investigação científica, mais cuidados a doentes, maior aproveitamento de sinergias e maior partilha de recursos humanos”.

O consórcio, liderado pela Universidade de Aveiro em parceria com várias instituições ligadas à área da saúde, compromete-se a promover “a modernização e qualificação da educação em saúde, desenvolver ações que promovam cuidados de saúde de qualidade, com base nas contribuições das ciências da saúde básicas e clínicas e dos serviços de ação médica das unidades prestadoras de cuidados de saúde.

As entidades do consórcio vão desenvolver “projetos colaborativos de investigação, através da participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida”.

“A criação do Centro Académico Clínico de Aveiro decorre da estratégia assumida pela UA para a área da saúde, em articulação com os membros do consórcio, visando a modernização dos serviços e programas de ensino e investigação e assente na coordenação entre as várias áreas de intervenção”, salienta o comunicado.

Para o vice-reitor da UA para a área da investigação, Artur Silva, “a assinatura da portaria é a concretização de um sonho antigo dos membros do consórcio, mas em especial da academia aveirense (…) que remonta a 2016, sendo uma etapa, “ultrapassada com sucesso, a que se segue outra também muito exigente, que culminará com a construção do edifício dedicado ao EMHA”.

O consórcio do EMHA é constituído pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, pelos agrupamentos de centros de saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego (ARSCentro) e pelos ACES de Entre Douro e Vouga I — Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II — Aveiro Norte, do Grande Porto VII — Gaia e do Grande Porto VIII — Espinho/Gaia, da Administração Regional de Saúde do Norte.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outras Notícias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,135FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

X