12.8 C
Vila Nova de Gaia
Domingo, Abril 18, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Luís Monteiro é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Vila Nova de Gaia

Os aderentes do Bloco de Esquerda escolheram o deputado Luís Monteiro para candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Luís Monteiro, 28 anos, residente em Vila Nova de Gaia, é licenciado em arqueologia e mestre em museologia, tendo acabado este ciclo de estudos com a defesa da sua dissertação sobre O Museu em de Crise: O papel dos museus na resposta à crise dos refugiados na União Europeia do século XXI. 

Ao longo do seu percurso académico manteve sempre uma participação estudantil. Na Escola Artística Soares dos Reis, foi eleito presidente da Associação de Estudantes durante três anos do seu percurso académico. Na Universidade, fez parte da Direção da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras durante quatro mandatos e ocupou o cargo de Membro do Conselho de Representantes na faculdade durante um mandato. Foi ainda locutor de dois programas de rádio na Engenharia Rádio, um de música e outro de comentário político. Também participou como jornalista no Jornal Universitário do Porto.

O SEU PRIMEIRO MANDATO PARA UM CARGO PÚBLICO DEU-SE ENQUANTO DEPUTADO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA, ENTRE 2013 E 2017. FOI ELEITO DEPUTADO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE OUTUBRO DE 2015 E DE OUTUBRO DE 2019 PELAS LISTAS DO BLOCO DE ESQUERDA NO CÍRCULO ELEITORAL DO PORTO, TENDO SIDO O MAIS JOVEM DEPUTADO A SER ELEITO PARA O PARLAMENTO COM APENAS 22 ANOS. AO LONGO DAS DUAS LEGISLATURAS, JÁ DESEMPENHOU FUNÇÕES COMO MEMBRO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, JUVENTUDE E DESPORTO, CULTURA E COMUNICAÇÃO E FAZ AINDA PARTE DOS GRUPOS DE TRABALHO DO PARLAMENTO DOS JOVENS E DO PARLAMENTO DIGITAL.

A par do seu trabalho parlamentar, teve oportunidade de realizar duas peças documentais: Subterrâneos da Precariedade (2019) que retrata socialmente o trabalho científico na universidade portuguesa, e Museu da Vergonha (2019), uma curta metragem sobre a história da resistência à PIDE no Porto e a ideia de transformar a antiga sede da política no Porto num Museu da Resistência.

É atualmente membro da Comissão Política Nacional do Bloco de Esquerda e membro da Coordenadora Concelhia de Vila Nova de Gaia e da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda. Já pertenceu à Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda entre 2012 e 2017.

A candidatura que agora o Bloco apresenta em Vila Nova de Gaia tem como objetivo ser uma voz ativa por mais justiça social, económica, ambiental e de direitos individuais e coletivos por um município mais inclusivo. Luís Monteiro pretende ser o rosto primeiro de uma equipa de gaienses, sejam eles militantes, simpatizantes do Bloco ou apenas ativistas com vontade de combater a crise com uma resposta à esquerda que não deixe ninguém para trás. Com mais de 300 mil habitantes, Vila Nova de Gaia é o terceiro concelho do país com mais população. O combate às desigualdades sociais, o acesso a transportes públicos de qualidade, a mobilidade enquanto direito, a habitação enquanto instrumento de emancipação, os problemas ambientais que colocam em causa o equilíbrio entre o meio ambiente e o direito a uma cidade sustentável, o acesso à cultura como motor de transformação social, nunca esquecendo a defesa do emprego com direitos, são alguns dos pilares da candidatura do Bloco de Esquerda.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outras Notícias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,133FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

X