Sexta-feira, 8 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Kickboxing 2022: Campeonato regional realizado em Gaia pela primeira vez

-

O Campeonato Regional Norte Kickboxing 2022 realizou-se no dia 26 de março em Vila Nova de Gaia no pavilhão do C. F. Perosinho organizado pela secção de kickboxing do clube. Neste evento participaram cerca de 250 atletas inscritos para a prova de quase três dezenas de clubes do norte do país.

Pela primeira vez realizado um campeonato regional na cidade de Vila Nova de Gaia, neste evento os atletas foram postos à prova para decidir e apurar os campeões e vice-campeões do Norte e apurar os atletas para a prova mais importante da época, o Campeonato Nacional de Kickboxing a realizar-se em julho.

Centenas de atletas, equipas técnicas, staff da federação, equipas de arbitragem, médicas e público presente levaram a “uma enchente do pavilhão perosinhense, que não lembra ao presidente do clube de tal feito”, refere o treinador Jorge Cardoso.

Foi um dia repleto de combates, com 5 áreas de combate em simultâneo, “emoção e nervos à flor da pele, disputados até aos últimos segundos” pelos atletas de todos os escalões etários, desde os cadetes (7/9 anos) até aos veteranos (40/55 anos) nos sexos feminino e masculino. Como refere Jorge Cardoso, Treinador Academia Kickboxing C. F. Perosinho.

“Nas disciplinas de tatami (plena velocidade) em que o contacto é controlado privilegiando-se a técnica e a velocidade dos golpes aplicados os vencedores foram as equipas Elite 36 em kick-light e a equipa Life Combat em light-contact”. Nas disciplinas de ringue (pleno contacto) os vencedores foram o Vitória Sport Clube em K1 e na disciplina de Low-Kick o Grupo Desportivo Guimarães. A equipa gaiense C. F. Perosinho participou com 10 atletas na prova conseguindo alcançar três títulos regionais e 4 vice-campeões apurando assim 7 atletas para o nacional e conquistar o 2º lugar por equipas no ringue. 

O KickBoxing é um desporto de combate sem armas, nesta modalidade usa-se os pés para pontapear para além das mãos é a mistura entre Karaté com Boxe. 

Este desporto “é uma ótima forma de estar em boas condições físicas”, movimenta o corpo todo, assim todos os músculos são trabalhados, principalmente a musculatura das coxas, O desporto é para todos os géneros, portanto até as mulheres podem praticar este tipo de desporto. É para quem gosta mesmo de praticar, pois se não for esse o caso, dificilmente se adaptam a um desporto de competição de Combate!

O ano de 2018 é um ano que ficará para a história do kickboxing. Tutelado a nível internacional pela WAKO – World Association of Kickboxing Organizations – o kickboxing foi reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional (COI), sendo mais um passo decisivo na caminhada olímpica do kickboxing.

Esta decisão teve lugar a 30 de novembro numa reunião do Comité Executivo do COI no Japão, reconhecendo o trabalho desenvolvido por esta modalidade desportiva.

Segundo a WAKO, há cerca de 4 000 000 praticantes de kickboxing distribuídos por 40 000 clubes pelo Mundo e pelas 7 disciplinas: full contact, low kick, K1 (todas de ringue), point fighting, light contact, kick light e formas musicais (tatami).

partilhar este artigo