A Jornada Mundial da Juventude 2023 realiza-se em agosto do próximo ano e promete trazer milhares de jovens à capital do país, numa celebração de fé e pertença, mas sobretudo, de paz, união e fraternidade entre povos.
De 1 a 6 de agosto do próximo ano, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reúne milhares de jovens de todo o mundo com o Papa Francisco, em Lisboa.
A campanha lançada pela Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, intitulada “Vemo-nos em agosto de 2023!”, convida os jovens a participar e a envolverem-se naquilo que é simultaneamente uma peregrinação e uma festa da juventude, que ajude a abrir caminho para um mundo mais justo e solidário.
A primeira edição das JMJ aconteceu em 1986, em Roma. A partir daí, em intervalos de dois a quatro anos, este encontro internacional tem lugar sempre numa cidade diferente, escolhida pelo Papa.
São esperados cerca de um milhão de jovens de todo o mundo. Apesar no maior foco nesta faixa etária, existem momentos abertos a toda a população. O voluntariado também é aberto a qualquer um e a organização espera vir a ter entre 20.000 a 30.000 voluntários.
Nas redes sociais existe uma ação com o título “30 dias, 30 perguntas sobre a JMJ”, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre este encontro.
As inscrições para a JMJ Lisboa 2023 abrem depois do verão, e todas as informações sobre o processo estarão disponíveis no site oficial.
CTT – Correios de Portugal unem-se à JMJ
Os CTT assinalam esta data com a emissão de dois selos e um bloco filatélico. No total, serão emitidos 150.000 selos e 20.000 blocos que vão espalhar a mensagem desta Jornada por todo o mundo, através dos serviços postais dos correios. Desenvolveram ainda um algoritmo de Realidade Aumentada que permite, através de uma aplicação, interpretar a imagem do bloco filatélico e disseminar assim o convite do Papa para esta Jornada.