Sexta-feira, 13 Setembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Jogos do Eixo Atlântico estão de volta

-

Após o adiamento em 2021, os Jogos do Eixo Atlântico voltam a realizar-se este ano, na Maia. A 14ª edição já começou, e prolonga-se até 8 de julho, contando com a participação de 140 atletas gaienses.

Com aproximadamente 2400 participantes, esta edição dos Jogos do Eixo Atlântico abrange as modalidades de andebol feminino e masculino, futebol de 7 masculino, voleibol feminino, basquetebol masculino e feminino, natação e natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado. Esta edição integrará várias modalidades de desporto adaptado, com a participação de quase 200 pessoas, seguindo o mote de eliminar preconceitos e implementar a participação de todos os jovens.

Para além de Vila Nova de Gaia, estarão representados 27 concelhos do Eixo Atlântico incluindo: Maia, Matosinhos, Gondomar, Bragança, Famalicão, Vila Real, Peso da Régua, Valongo, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Santa Maria da Feira, Amarante, Guimarães, Póvoa de Varzim, Lugo, Ourense, Carballo, O Barco de Valdeorras, Pontevedra, Monforte de Lemos, Ponteareas, Vilagarcía de Arousa, A Coruña, Sarria, Santiago de Compostela e Vigo. Um total de 16 delegações portuguesas e 12 espanholas, constituídas por jovens com uma idade máxima de 16 anos.

Estes jogos são, desde a sua origem, uma das principais bandeiras do Eixo Atlântico e um fator de grande mobilização de jovens atletas. Esta competição, que se realiza de dois em dois anos, visa promover o desporto, a convívio entre os jovens e, também, entre os cidadãos das duas regiões.

Difundir o desenvolvimento económico, social, cultural, tecnológico e científico das cidades e regiões que constituem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, são os objetivos a alcançar. Tendo em conta os seus âmbitos prioritários de atuação, entre os quais se conta a proteção e promoção de todo o tipo de atividades sociais, culturais e desportivas que se identifiquem com as raízes e identidades dos municípios.

partilhar este artigo