O dia 13 de outubro foi marcado pela passagem da 3ª edição do Congresso Internacional de Inovação Social Magalhães-Elcano por Vila Nova de Gaia. Este projeto surge a partir de uma parceria entre o município de Vila Nova de Gaia e a região de Andaluzia, num espaço de exposição e debate sobre inovação social e cultural.
O evento iniciou-se no Auditório Municipal de Gaia, no âmbito das comemorações do 5º centenário da primeira circunavegação ao globo, por Fernão Magalhães. Diversas entidades de Vila Nova de Gaia e de Andaluzia estiveram presentes para dar o seu testemunho e homenagear este grande feito.
Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, abriu a conferência com a sua perspetiva de inovação social, onde abordou a importância que a vida social tem para o conhecimento e o quanto o conceito de experimentação é necessária para se poder inovar. Aborda ainda o quão relevante é fazer mais deste género de iniciativas: “Talvez, havendo muitas mais, nós tenhamos a certeza de que afinal não estamos aqui para mostrar os resultados extraordinários de tudo aquilo que fazemos, estamos aqui para partilhar as nossas dificuldades e tentar, em conjunto, como acontece com Andaluzia e Vila Nova de Gaia, tentar evoluir e fazer mais e melhor. É esse mesmo o espírito da inovação social, quando corre bem, essa inovação social transforma-se em rotina social (…) estamos aqui para prosseguir um caminho que visa, a cada dia, melhorar o nosso desempenho em nome da qualidade de vida das pessoas e isso não se obtém com a arrogância da cientificidade, mas sim com a humildade da inovação social.”
Seguiram-se os discursos de Sol Barbudo, co-diretora do LABME (Laboratório Magallanes-Elcano) e de José Marques, Presidente da Estrutura Missionária das Comemorações do 5º Centenário da Primeira Circunavegação. Ao longo da manhã, foram colocados diversos temas a debate, tais como: a importância da colaboração público-privada para aumentar o saldo positivo das iniciativas de inovação social, a inovação na gestão sustentável da água, cidades inteligentes e sustentáveis a partir de novos modelos de regeneração urbana, a inovação social nos novos paradigmas educacionais. Diferentes oradores e intervenientes se juntaram para discutir estas questões.
Após o último debate, foi a vez de alguns empreendedores sociais do século XXI, de diferentes áreas sociais, nomeadamente a ILoF, Casa de Impacto, biofilar, Academia de Líderes Ubuntu e GAIA aprende + i, fazerem a apresentações das suas empresas e entidades.
A atividade de palco terminou pelas 16h e rumaram até ao Museu Nacional Soares dos Reis para visitar a Exposição “Fernão de Magalhães – Pelos Mares do Mundo Inteiro”. O evento terminou com o Concerto “MAR de MAGALHÃES”, ao som da guitarra portuguesa de Luísa Amaro, na Casa da Música.
Esta iniciativa já passou pelas cidades de Sevilha e Bilbau, em Espanha e foi, no passado dia 13 de outubro, recebida em Vila Nova de Gaia. Está prevista que termine no próximo mês de novembro, na cidade de Comodoro Ribadavia, na Argentina.