O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) prevê receber sete doentes covid-19 do Hospital Amadora-Sintra, estando a ser revista, “dia-a-dia”, a disponibilidade de acolhimento, revelou hoje fonte daquele equipamento hospitalar.
“Continuaremos neste registo, aproveitando a diminuição do número de admissões associadas a covid-19 que temos sentido nos últimos dias”, disse o CHVNG/E.
A mesma fonte indicou que a receção de doentes do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no concelho da Amadora, distrito de Lisboa, está a ser articulada entre as administrações regionais de Saúde do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo.
Oriundos do mesmo hospital chegaram, na última madrugada, outros cinco doentes covid-19 ao CHVNG/E, que hoje regista 117 doentes covid-19 em enfermaria e 38 em cuidados intensivos.
O CHVNG/E disponibiliza sexta-feira duas camas de cuidados intensivos à Administrações Regionais de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi ainda revelado hoje ao início da noite, sem que tenha sido adiantada a origem dos doentes.
Na terça-feira, foram também acolhidos em Gaia quatro doentes do Hospital Beatriz Ângelo, de Loures, bem como três do Centro Hospitalar do Oeste.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.