Domingo, 3 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

“Hélio” de Renan Martins (estreia)”

-

Hélio, a nova criação de Renan Martins, com estreia marcada para dia 4 de fevereiro às 19h00 no Armazém 22 – Vila Nova de Gaia. É uma homenagem a Hélio Martins de Souza, brasileiro, dançarino de salão e avô materno do coreógrafo.

Partindo dos temas autenticidade, originalidade e apropriação, Renan Martins trabalha com a peça musical “Drumming” (1971), do compositor norte-americano Steve Reich. Como numa expedição interna, move-se por um arquivo pessoal de danças folclóricas, sociais e populares em diálogo com sua experiência como bailarino na Europa nos últimos 15 anos.

Para além da música, do movimento e da sua forma, para o coreógrafo surge também a importância de questionar, através deste solo, a relação entre toda a sua experiência profissional europeia em dança, fortemente influenciada pelo movimento pós-moderno norte-americano, e o corpo brasileiro dentro de uma expectativa de estética predominante branca.

Importa redescobrir o corpo constantemente colonizado por ideais de estética e de comportamento que não condizem necessariamente com a sua história e ancestralidade.

partilhar este artigo