Foi inaugurado, no passado dia 22, o Gabinete de Apoio Integrado ao Cuidador, um novo espaço da Associação Portuguesa de Deficientes com o objetivo de habilitar e apoiar cuidadores em várias áreas.
O Gabinete de Apoio Integrado ao Cuidador (GAIC) é o mais recente esforço da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) para capacitar os cuidadores informais na área da deficiência.
O novo espaço, sito na Rua Diogo Cassels, abriu portas a 22 de julho e pretende ser uma resposta de proximidade, providenciando aos cuidadores toda a informação e apoio de que necessitam na tarefa constante que é cuidar dos seus dependentes, colmatando as lacunas que ainda existem. “Existem certos formalismos que os cuidadores têm de tratar, e há necessidade de dar apoio social, reunir documentação necessária, esclarecer dúvidas. Aqui há uma porta aberta, onde se podem dirigir e saber as respostas que existem na comunidade”, explica Marlene Fernandes, assistente social e coordenadora técnica da APD e do GAIC.
Algumas das respostas previstas são workshops na área da atividade física, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, fisioterapia, informação a nível jurídico – que permite, por exemplo, esclarecimentos sobre o estatuto de cuidador informal, os seus direitos sociais, entre outros.
O gabinete foi financiado pelo prémio Fidelidade Comunidade e tem como parceiro a Câmara Municipal de Gaia, que tem vindo a desenvolver outros projetos no mesmo sentido, como o Gaia Cuidador.