10.7 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira, Maio 10, 2021
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fundo de Emergência de Gaia votado segunda-feira em Reunião de Câmara

A câmara de Vila Nova de Gaia vai criar um Fundo de Emergência covid-19 com uma dotação máxima superior a um milhão de euros para apoiar associações culturais, desportivas e sociais, revela a proposta que é votada segunda-feira.

O documento do executivo socialista, refere que, ao abrigo deste fundo as associações culturais poderão usufruir de uma verba de 60 mil euros, enquanto as desportivas de 130 mil.

Para as instituições sociais está reservada uma dotação máxima de 900 mil euros.

Este apoio destina-se “a assegurar a comparticipação nos prejuízos efetivos decorrentes do encerramento de atividades e serviços passiveis de gerar situações irreversíveis de insustentabilidade, bem como no aumento de despesas decorrentes das exigências resultantes da pandemia e, ainda, à perda de receitas decorrentes do adiamento ou cancelamento de atividade regular”, descreve a autarquia.

O fundo, que será votado segunda-feira numa reunião de câmara por videoconferência devido às contingências da pandemia da covid-19, surge depois de, em dezembro, a câmara de Vila Nova de Gaia, ter lançado o Programa de Relançamento Económico e Social.

Na proposta, o executivo refere que “dado o número de associações existentes no território, os custos passíveis com a medida, não são possíveis de avaliar no momento”, lembrando que “não há experiência anterior” no que se refere a consequências com uma pandemia, pelo que é admitido que a verba inscrita poderá ser “revista em caso de necessidade”.

A Câmara também realça que os apoios aprovados terão um caráter “excecional e temporário” de acordo com a evolução da situação epidemiológica e consequentes medidas de contingência decretadas quer a nível nacional, quer municipal.

A reunião de câmara de segunda-feira também ficará marcada pelos vários concursos para admissão de pessoal, num total de 24 novos trabalhadores para várias áreas, entre as quais técnicos superiores ligados à gestão de qualidade, bem como para as áreas jurídica, nutrição, terapia ocupacional e animação sociocultural.

Outro dos temas a discutir é a proposta relativa ao Parque Biológico de Gaia, na qual estão inscritas datas que se sugere que passem a ser de acesso gratuito a todos os visitantes ou a visitantes específicos como as mães no Dia da Mãe (02 de maio) ou os pais no Dia do Pai (19 de março).

Outro dos “Dias Abertos” do Parque Biológico será 21 de março, um domingo no qual será assinalado o aniversário deste equipamento que se traduz numa área agroflorestal com 35 hectares, localizada na freguesia de Avintes, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.

Somam-se 07 de abril (quarta-feira) e 14 de novembro (sábado) para o dia “Moinhos Abertos” e “Magusto tradicional”.

Está ainda prevista a abertura gratuita do parque a 30 de maio e 01 de junho a crianças e jovens até aos 18 anos, enquanto os avós terão entrada gratuita no Dia dos Avós a 26 de julho (segunda-feira).

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outras Notícias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siga-nos

12,145FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

X