Está a decorrer hoje, no Auditório da Assembleia Municipal de Gaia, ação de formação sobre Mutilação Genital Feminina. Teve início às 9h00 da manhã e termina a sessão às 17h00.
A formação pretende dar a conhecer uma realidade “escondida” sobre a mutilação Genital feminina por parte de pessoas oriundas de outros países, e cuja prática é aceite nas suas comunidades e países de origem.
“A ação tem o objetivo dar a conhecer esta realidade em Portugal”, com referiu Sofia Jamal, formadora da ação.
O conteúdo programático engloba três secções, o Módulo 1, Violência de género, no módulo 2, mutilação genital feminina: conceitos e caracterização, e no módulo 3: Mutilação genital feminina: prevenção e intervenção.
Esta formação conta com o apoio do projeto Protege+, e já vai na segunda edição, e é desenvolvido pela Gentopia – Associação papara a diversidade e Igualdade do Género, e foi financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 «Portugal + Igual».
Este projeto pretende “reforçar a preparação de profissionais e futuros/as profissionais, de áreas prioritárias como a medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, educação e outras, para identificar e atuar eficazmente junto das vítimas e potenciais vítimas de mutilação genital feminina, na região Norte.”
Esta ação foi organizada em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e a Associação para a Solidariedade Social.