As tradições são um bem cultural que todos devemos preservar, por serem a nossa identidade, a nossa impressão digital. O Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude, exemplo na defesa das tradições, realizou no dia 15 de outubro uma Feira Rural, no largo Estevão Torres, em Santo Ovídio, antigamente chamado por “Largo da Feira”.
publicado na edição em papel de 21/10/2022
A Feira Rural animou assim o passado sábado, com o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude e levar mais uma vez, as tradições ao encontro das suas gentes. Com o apoio da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, contou ainda, entre outros, com o Grupo Folclórico de Vilar do Paraiso.
Desde hortaliças às flores ou à fruta, uma cabrinha, galos, galinhas e coelhos, de tudo havia, “porque era assim uma feira rural”, salienta Isabel Lacerda, do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Mafamude. Não faltaram ainda, a tasca dos comes e bebes e os vendedores ambulantes, como o caramileiro ou o vendedor da banha da cobra, figuras típicas da época.
A música também não podia faltar e a animação dividiu-se pelo Grupo Folclórico de Vilar do Paraíso ou o Danças e Cantares de Modivas, Vila do Conde, entre outros.
Segundo os registos históricos, “a feira remonta aos fins do século XIX, princípios do século XX”, realça Isabel Lacerda.