12.8 C
Vila Nova de Gaia
Domingo, Abril 18, 2021

Fevereiro, 2021

06fev9:00 pmEvento VirtualCamerata NovNorte

Detalhes Evento

Concerto pela Camerata NovNorte, dirigida pelo Maestro Radu Ungureanu, com a participação da Soprano Sofia Pinto.
6 de fevereiro pelas 21h00, através da página de Facebook do Município de Gaia e no canal de Youtube Gaia TV Município.

Programa
Wolfgang Amadeus Mozart – Eine kleine Nachtmusik, K.525AllegroRomanze: AndanteMenuetto: AllegrettoRondo: Allegro
Wolfgang Amadeus Mozart – Conservati fedele, K.23Solista: Sofia Pinto, soprano
Roman Hoffstetter – Serenade
Ottorino Respighi – Siciliane da 3ª Suite de Arias e Danças Antigas
Edvard Grieg – Dança da Anitra da Suite Peer Gynt
Edvard Grieg – Rigaudon da Suite Holberg
Felix Mendelssohn-Bartholdy – Salve ReginaSolista: Sofia Pinto, soprano
Felix Mendelssohn-Bartholdy – Sinfonia nº 7 para cordasAllegro molto

Camerata NovNorte
É uma orquestra de câmara de cordas, constituída por representantes da nova geração de músicos do Norte de Portugal.

O trabalho desenvolvido na Camarata NovNorte, dirigida pelo Professor Doutor Radu Ungureanu, abarca o repertório de todas as épocas da música instrumental, destinado a este tipo de agrupamento. A sua problemática específica é parcialmente diferente da problemática sinfónica ou da música de câmara.

Na preparação dos programas do agrupamento valorizam-se as capacidades técnicas individuais, colocando-as ao serviço da construção da imagem sonora e do aperfeiçoamento da expressão musical, exigidas pelas especificidades dum ensemble de dimensão reduzida.

Entre as notas características do agrupamento, salientam-se o virtuosismo – quer pelas opções do repertório, quer pela atitude interpretativa – e o cuidado com os aspetos estilísticos.

A atividade da Camerata NovNorte concretiza-se em concertos pelo Norte do país: Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Espinho, Lamego, etc.

A Camerata participou em festivais como FAN de Vila Real e Bragança (2012), FIMU de Belfort, França (2014 e 2017) e Gaia World Music (2014, 2015 e 2016). Digressão em Espanha (2015).A orquestra realizou a gravação para a banda sonora do filme “La revoyure” de Saguenail.

Radu Ungureanu, Maestro e Diretor Artístico
Concluiu a Licenciatura em violino na Escola Superior de Música C. Porumbescu de Bucareste com classificação máxima, tendo como professores Varoujan Coziguian e Avy Abramovici.

Aperfeiçoou-se em masterclass com Yury Yankelewitch, Ralph Evans, Ruben Gonzales e com os membros dos quartetos Amadeus, Smetana, Tatraï, Alban Berg e Fine Arts.Como solista, maestro ou com grupos camerais, atuou em França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália, EUA, EAU, Espanha, Inglaterra, Hungria, Bulgária, além de Portugal e Roménia.

Participou igualmente em festivais internacionais, como os de: Amsterdão, Cagliari, Ferrol, Colónia, Kerkrade, Belfort, Pyongyang, Açores, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Paços de Brandão, Vila Real, Gaia, Bucareste, Oradea, Constanța, Bacau, Brașov, etc.

Apresentou em estreia nacional a Integral das Seis Sonatas e Partitas para Violino Solo de Bach (2009, Casa da Música) e em Bucareste (1985, Ateneu Romeno), assim como a Integral dos Quartetos de Beethoven (Aula Magna Bucareste, 1987) e de Mozart (Sala Radio-Bucareste 1989-1990).O quarteto de cordas representa a sua atividade musical transversal, sendo Quarteto Douro, fundado em 2008, o seu sétimo grupo deste género.

Promoveu constantemente a música contemporânea, atuando em grupos como Música Nova (Roménia) e Oficina Musical (Portugal). É dedicatário de obras de Wilhelm Berger, Zeno Vancea, Cristian Petrescu, Christian Berger e Virgílio Melo.Escreveu, entre outras obras, um ciclo de Caprichos para Violino Solo, dedicado aos vários violinistas portugueses. Ganhou o 3º prémio no 4º Concurso de Composição da Academia de Flauta de Verão.É doutorado em música pela Universidade de Aveiro, com um tema respeitante à obra para violino solo de Bach.

Atualmente, é Concertino Assistente da OSPCdM, Prof. Adjunto na ESMAE, Diretor e Maestro da orquestra de cordas Camerata NovNorte, membro fundador do Quarteto Douro e músico ao serviço de Portugal.

Sofia Pinto, Soprano
A Soprano Portuguesa iniciou os seus estudos musicais aos sete anos no Instituto Orff do Porto em violino, tornando-se posteriormente membro da Orquestra Orff do Porto com a qual atuou em Portugal, Holanda e Alemanha.

Em 2007 iniciou o estudo de canto no Curso de Música de Silva Monteiro sob orientação de Sara Braga Simões, continuando a sua formação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo onde, no ano letivo de 2013/2014, concluiu a Licenciatura em Canto na classe do Professor Rui Taveira, recendo o Prémio de Mérito concedido pelo Rotary Club Porto-Foz distinguindo os três melhores alunos do Curso de Música desse mesmo ano.

Foi solista na 7ª edição do concerto “Sons da Água” na Aldeia da Paradinha (Alvarenga), em Oratória interpretou Gloria de Vivaldi, Magnificat de João Rodrigues Esteves na Sé Catedral do Porto e Missa Brevis em Sol Maior de W. A. Mozart.No âmbito da ópera foi Lauretta em Il Maestro di musica de G.B.Pergolesi e Eloise na ópera infantil com o mesmo nome de Karl Jenkins. Participou nas óperas Os Sete Pecados Mortais e Mahagonny de Kurt Weil, A Flauta Mágica de W.A.Mozar no papel de 2ª Dama e em Orfeu nos Infernos de J.Hoffenbach como Eurídice e Zhou em Kommilitonen de Peter Maxwell Davies sobre a direcção de Mathias Foremny e Carmen Gutierrez-Richler no especial de Opereta Ahoi… und Gute Nacht, estas últimas na cidade de Leipzig onde reside.

Apresentou-se na Gala de Ópera a favor do projeto “Um lugar pró Joãozinho” a convite da soprano Elisabete Matos no Centro Cultural Vila Flor e também na Gala de comemoração de 25 anos de carreira da cantora portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos juntamente com Juan Pons, Aquiles Machado, entre outros.

Em masterclasses trabalhou com Elisabete Matos, Margreet Honig, Norma Sharp, Peter Berne, Patricia MacMahon, Norma Ens, Dora Rodrigues, Carla Caramujo, Susan Waters e participou no curso “NYU Classical Voice Summer Intensive” em Nova Iorque. Atualmente frequenta o Master em Ópera na Hochschule für Musik und Theater Leipzig na classe da professora Caroline Stein.

Camerata NovNorte

Violino I

Gaspar Santos, Concertino

Pedro Franco

Miguel Rocha

Bárbara Cotrim

Violino II

Tiago Rodrigues, Chefe de Naipe

Joana Monteiro

Inês da Costa

Violas

Djonathan Silva, Viola – Chefe de Naipe

Mafalda Reis

José Rocha

Violoncelo

Carolina da Costa, Chefe de Naipe

Ana Pedro Martins

Contrabaixo

Carlota Dias, Chefe de Naipe

Mais informações através do 223 771 820 ou auditoriomunicipal@cm-gaia.pt.

Mais

Detalhes Evento Virtual

O evento já ocorreu!

You are the moderator of this event. Access the live stream

Juntar Evento Agora

Horário

(Sábado) 9:00 pm(GMT+00:00) View in my time

Organizador

CAMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIAMunicípio de Vila Nova de Gaia

X