O fim de semana passado, dias 9 e 10 de julho, teve lugar o campeonato nacional de ginástica artística feminina. Conversámos com Mariana Santos, treinadora da Escola Ginástica de Gaia.
A Escola de Ginástica de Gaia esteve presente no campeonato, no passado fim de semana, no Complexo Municipal de Ginástica da Maia, onde se juntaram atletas de todo o país.
Apesar das atletas já se sentirem em férias, foi uma prova que correu muito bem e sem falhas, “mais nas juvenis. Elas sagraram-se campeãs nacionais, o que as deixou muito felizes”, afirma orgulhosa a treinadora. “Foi um resultado muito bom para nós, no escalão juvenil, fomos campões nacionais, quer por equipas, quer individual”. Raimundo Amorim, presidente da Escola de Ginástica de Gaia, referenciou e atestou também que a última época “correu muito bem, elas conseguiram superar-se”.
No sábado, dia 9 de julho, participaram os iniciados, e no domingo, 10 de julho, foi a vez dos juvenis. As jovens medalhadas – Beatriz Gomes, Leonor Teixeira, Margarida Domingues, Francisca Cortinhal e Alessia Marchiol – têm entre os 11 e os 13 anos.
Margarida Domingues sagrou-se Campeã Nacional Geral individual, Campeã Nacional de Saltos e Campeã Nacional de Trave, para além de ter conquistado o segundo lugar em Paralelas Assimétricas.
O percurso até às Olimpíadas requer muito trabalho, até atingirem o patamar dos 16 anos, idade mínima das atletas para participarem nelas.