Domingo, 14 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Época Balnear em Gaia cheia de novidades

-

São quatro as novas iniciativas que Gaia vai receber durante a época balnear de 2022. Uma praia 100% acessível a pessoas com mobilidade reduzida e uma piscina de água aquecida em pleno areal são duas das propostas mostradas ao público durante a Cerimónia de Abertura da Época Balnear.

Foi durante a manhã do dia 30 de junho que decorreu a Cerimónia de Abertura da Época Balnear 2022, na Praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia.

A Águas de Gaia e a Câmara Municipal desenvolveram, ao longo do último ano, diversos projetos para dinamizar o regresso à praia dos gaienses. Este evento foi realizado no âmbito do programa Bandeira Azul, onde foram apresentadas as quatro iniciativas que vão decorrer ao longo do verão.

Miguel Lemos, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, começou por apresentar o mote para esta época balnear: o regresso à normalidade, sem restrições. Posto isto, pretendeu dinamizar o tema de que a praia é para todos, e que uma praia deve receber todos e, assim, partiu para a apresentação do primeiro projeto – “É com grande satisfação que estamos aqui na praia de Salgueiros, a 6ª praia 100% acessível que ganhou essa atribuição este ano. Nós passamos a ter seis praias 100% acessíveis em Vila Nova de Gaia.” Apesar de, aos olhos de muitos, todas as praias serem acessíveis, estas seis têm condições próprias para que pessoas com mobilidade reduzida possam desfrutar da praia, da mesma maneira que todos os demais. Serão instalados tapetes especiais para que pessoas de cadeira de rodas possam entrar no areal de forma mais segura e confortável, mas também haverá a ajuda das corporações dos Bombeiros de Coimbrões, Valadares e Aguda para dar a possibilidade a estas pessoas, de entrar no mar com o auxílio de carros anfíbios.

A segunda novidade apresentada foi a inauguração da primeira praia pet friendly de Gaia, situada na freguesia de São Félix da Marinha. Em breve, já será possível levar animais de estimação para a praia de forma mais cómoda e segura. Nesta praia serão instalados dispensadores de sacos para os dejetos dos animais e ainda alguns divertimentos para os mesmos. É de salientar que este projeto salvaguarda todas as condições de segurança, saúde e higiene, não pondo em causa a Bandeira Azul da praia.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia não marcou presença no evento, todavia, foi mostrado ao público um vídeo de Eduardo Vítor Rodrigues num programa de televisão, no dia de S. João, onde acabou por divulgar o novo projeto. Revelou que, em breve, será construída uma piscina de água aquecida em pleno areal, na Praia de Canide-Norte, em Canidelo. Para além disto, esta piscina terá uma zona mais resguardada, com algumas barraquinhas, demarcando uma barreira contra as típicas nortadas. Miguel Lemos acrescenta: “Será uma zona para que as crianças e idosos possam ir ao mar com água quente e com um bocadinho menos de nortada.”

Por fim, foi apresentado o último projeto, um espaço ou vários, acoplados a uma iniciativa cultural – Mar Dá-te Palco. Nestes espaços, espalhados ao longo da orla marítima de Gaia, serão realizadas atividades culturais, como pequenos concertos e apresentações, e atividades desportivas, como o yoga ou até mesmo o zumba. Todas estas medidas servirão para tornar o verão dos gaienses muito mais atrativo.

O evento terminou de forma simbólica com o hastear das bandeiras na Praia de Salgueiros.

partilhar este artigo