O encerrar de um ciclo foi comemorado com pompa e circunstância pelos cerca de 800 jovens finalistas

A Gala de Finalistas do Ensino Secundário decorreu, dias 12 e 13 de maio, na Quinta da Torre Bella, em Oliveira do Douro.
Depois de dois anos em que a realização do evento não foi possível, finalmente os jovens finalistas voltaram a ter a oportunidade de celebrar a conclusão desta etapa. Para Elísio Pinto, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, “a iniciativa vem repor um sentimento de justiça. O final do ciclo do ensino secundário deve ser celebrado em conformidade, para ficar no álbum das grandes memórias da nossa vida.” Refere ainda que não ficam esquecidos “todos aqueles que nos últimos anos foram privados deste grande evento” e deixa o “reconhecimento do município pelo seu percurso escolar e determinação”.

Teresa, de 17 anos, uma das finalistas presentes, destaca a atuação de Fernando Daniel – que aconteceu em ambos os dias – como um dos pontos altos da sua noite de gala: “Ele quis criar um momento diferente, marcante. Falou do seu baile de finalistas e remeteu para as suas memórias.” A jovem fala em “muita emoção” por finalmente poderem celebrar este momento “completamente à vontade”, bem como numa “grande ligação e dinâmica entre todos”: “O ambiente foi espetacular, conseguimos criar amizades novas com alunos de outras escolas.”

O mesmo pensa Tiago Mota, também ele finalista, para quem o mais importante foi o “convívio” e o “poder conhecer gente de outras escolas”. Salienta a boa organização do evento e diz que esta foi uma noite “especial, como vemos nos filmes”.
O local escolhido também foi motivo de elogios. As edições anteriores realizavam-se no Parque da Lavandeira, mas este ano o local foi escolhido foi a Quinta da Torre Bella. “Muito bonito” é o veredicto de Teresa; também para Domingos Oliveira, diretor do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, o local foi “bem escolhido” e permitiu aos alunos desfrutar de uma vista “magnífica” sobre o rio Douro. O diretor aplaude a iniciativa da autarquia: “A Gala é um momento importante para os alunos, é um marco na carreira académica e profissional. Espero que possa voltar de vez.”
A inscrição dos alunos neste evento tinha o custo de 5 euros e reverteu a favor de três instituições de solidariedade social: a Cercigaia, a APPDA Norte e a APPACDM Gaia.