Domingo, 3 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

“Ele é nosso. E é, é, é!”

-

publicado na edição em papel de 25 de janeiro de 2023

Naquela que é a primeira festividade do ano, o São Gonçalo passeou por Gaia e contou com milhares de pessoas na rua.

O São Gonçalo comemora-se a 10 de janeiro, mas a verdadeira festa assinala-se no domingo seguinte. Por isso, no dia 15 de janeiro, era ainda cedo quando o São Gonçalo, o São Cristóvão e o São Roque iniciaram o seu percurso, acompanhados pelo som dos somos dos Mareantes do Rio Douro, da Nova Comissão do São Gonçalo da Rasa e da Associação de São Gonçalo Antiga da Rasa, saudando populares e visitando coletividades e instituições, entre elas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e a Junta de Freguesia de Santa Marinha e Afurada.

O cortejo exibe as cabeças de três figuras protetoras desta comunidade, as imagens de São Gonçalo, São Cristovão e de São Roque e esta romaria, que terá tido início à vários séculos atrás, percorre as ruas da cidade, desde a beira-rio, tendo depois como ponto alto, o encontro dos três grupos, ao final da tarde, na igreja de Mafamude, onde existe um altar ao São Gonçalo, protector dos homens do mar, marinheiros e pescadores, santo das doenças dos ossos e também construtor de pontes.

Ao som do tradicional “Ele é nosso. E é, é, é!”, as ruas de Santa Marinha e Mafamude encheram-se de alegria, uma alegria que nos últimos anos tem chegado também à Afurada, que no domingo seguinte ao São Gonçalo, recebe em festa a visita dos festeiros dos Mareantes do Rio Douro.

Esta é uma festa que tem sofrido alguns ajustes ao longo dos últimos anos, com a “disputa do santo” que hoje vivemos a ter eventualmente menos de meio século, uma vez que à 150 anos atrás, o São Gonçalo era comemorado apenas na freguesia de São Cristovão de Mafamude. 

partilhar este artigo