Sábado, 9 Dezembro 2023

#informaçãoSEMfiltro!

Douro Rugby Club: Gaia já tem equipa de Rugby e a modalidade está a crescer

-

Gaia já conta com o Rugby, o “Douro Rugby Club”, em Vila Nova de Gaia, mais precisamente em Perosinho. Foi fundada no dia 17 de agosto de 2020. No meio da pandemia, o que em termos desportivos foi complicado, pois tiveram que suspender a sua atividade.

Contam com o terceiro jogo, no Estádio Quinta da Pena, em Perosinho, local onde fazem às segundas-feiras os seus treinos. E às terças vão treinar no Complexo desportivo do Futebol Clube de Pedroso.

Esta modalidade é federada, mas ainda é um pouco desconhecida em Gaia, refere Guilherme Fonseca, atual Presidente, fundador e atleta.

O Douro Rugby Club, é o primeiro do concelho de Vila Nova de Gaia, mas “foi duro chegarmos aqui, batemos em muitas portas no porto, mas nenhuma se abriu, até que um dia”, José Guilherme de Aguiar, na qualidade de Vereador do Desporto, lhes abriu a porta dizendo que aquele projeto teria de ser para Vila Nova de Gaia, e não para o Porto, mais concretamente para o Boavista. Na qual “nós acedemos, apresentamos o projeto, fizemos apenas uma pequena alteração, e chegados aqui, já temos o nosso clube a funcionar, quase na sua plenitude”, não fosse a pandemia. Neste momento só estão a jogar os séniores, mas esperam a partir do próximo ano, possam contar com os jogadores abaixo dos 18 anos. 

Quando questionado sobre a modalidade ser “um pouco elitista”, Guilherme Fonseca diz-nos que essa tendência tende a desaparecer, pois e segundo ele o Douro Rugby Club recruta todo o tipo de pessoas desde cozinheiros, mecânicos e outras profissões. Há uma abertura para todas as classes sociais. “Queremos levar o clube a todos, mas não queremos quebrar as regras do Rugby. Por exemplo no futebol quando há um problema dentro do campo, qualquer jogador vai falar com o árbitro, no Rugby isso não se processa assim, quem vai falar com o árbitro é o capitão da equipa, sempre de uma forma cordial.

O lema do Rugby pauta-se pelo seguinte: Fraternidade, amizade pelos nossos companheiros. A consideração e respeito por todos os nossos adversários. Uma postura de compreensão por todos os intervenientes que formam a prática.

No domingo passado “jogámos com o Agrária de Coimbra e para apoiarmos a Ucrânia, o Consulado da Ucrânia no Porto cedeu-nos uma bandeira grande, registamos o momento, bem como tivemos a iniciativa de vestirmos as camisolas intercaladas, uma camisola do Douro Rugby Club, e outra do Agrária de Coimbra”, em solidariedade com a Ucrânia.

O seu Presidente está bastante otimista em relação ao futuro do Rugby em Vila Nova de Gaia, “com o tempo vamos sendo conhecidos, é uma questão de tempo.”

partilhar este artigo