Domingo, 14 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

«Dose QB» presente em feiras e mercados de Gaia

-

A Primeira ação vai ser este domingo na Feira de Canidelo. Dando continuidade à sensibilização para o combate ao desperdício alimentar, iniciada em janeiro e promovida pela Câmara Municipal de Gaia e pela SUMA, a campanha «Dose QB» inicia nova fase, a 10 de abril. Após a intervenção junto da população escolar, neste segundo momento serão abordados consumidores e vendedores de feiras e mercados do concelho.

Para potenciar a difusão da mensagem, nesta nova fase a campanha irá ao encontro dos munícipes em locais tradicionais de aquisição de produtos alimentares, onde, num misto de sessão de animação e informativa, com intervenção de uma mascote e de um técnico de sensibilização, serão veiculados conteúdos pertinentes relativos ao desperdício e dicas para o seu combate. A ação culmina com a entrega qualitativa de materiais utilitários com mensagens adaptadas, nomeadamente sacos de juta (nas feiras) e sacos de algodão e aventais (nos mercados). A autarquia pretende, através desta ação, continuar a contribuir para a consciencialização da população sobre a problemática do desperdício e dotar as famílias de informações práticas sobre redução de perdas e valorização de resíduos alimentares.

Através de números chocantes sobre o desperdício que todos os dias ocorre em casa (e no prato) de cada um, a campanha irá divulgar a verdadeira dimensão deste problema mundial que, para além das consequências ambientais, acarreta dilemas morais, num contexto em que um sexto da população mundial passa fome. 

Ações previstas:

  • 10 de abril, 10 às 12h – Feira de Canidelo
  • 13 de abril, 10 às 12h e 14 às 17h – Feira dos Carvalhos
  • 14 de abril, 10 às 12h – Mercado da Beira Rio
  • 19 de abril, 6 às 8h – Feira de Quebrantões
  • 19 de abril, 10 às 12h – Mercado da Afurada

partilhar este artigo