Estivemos à conversa com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e partilharam com o Gaia Semanário informação sobre a história do Ténis de Mesa, até aos dias de hoje e a longa caminhada que tiveram de percorrer para chegar até aqui.
Os inícios da modalidade em Portugal, o Ténis de Mesa era chamado de Ping Pong. A modalidade era praticada maioritariamente nas coletividades de recreio, escolas, e outros lugares de lazer. Foi em Lisboa que esta modalidade se destacou mais, e rapidamente ganhou a expressão nas coletividades, como foi o caso do Triângulo Vermelho, quem mais se destacou como Pólo da modalidade.
No entanto os núcleos “que mais se destacaram rapidamente foram os de Cascais e Carnide. Na época balnear na Praia da Maças e na zona de Sintra, “transformavam-se num local de animação.
A 29 de janeiro de 1928, o Sport Lisboa e Benfica, realizou o seu primeiro jogo na modalidade, e tendo como seu adversário a equipa A. E. da Faculdade de Ciências, o resultado deu uma vitória dos universitários por 14-2.
O primeiro registo conhecido de uma competição organizada, data da época de 1927/1928, conhecida como a Taça Gustavo Moreira, em dezembro de 1929. Pinto integra a equipa do Grupo Desportivo, “Os Treze”, e disputa a Taça Simões-Lado, vencendo todos os jogos em que participou.
Nos” gloriosos” tempos do pioneirismo, o Ping Pong caracterizava-se pela utilização de raquetes de madeira, que podiam igualmente ser revestidas de lixa, cortiça ou pano de bilhar. A “borracha”, também designada por “picot anglais”, é introduzida anos mais tarde e veio revolucionar completamente a técnica.
No que respeita aos praticantes da época, a “borracha de picos” veio colocar novos problemas, uma vez que a técnica requerida para a sua utilização eficaz, era muito diferente da que era necessária anteriormente.
Fruto do entusiasmo reinante, em maio de 1930, o Grupo Desportivo “Os Treze”, organizou mais um Torneio que reuniu uma serie de clubes, e aí entre os dirigentes dos clubes presentes, começou a germinar a ideia de fundar uma Associação da modalidade. Dando corpo a esta ideia, surgia a 16 de fevereiro de 1932, a Associação de Ping Pong de Lisboa, fundada por um grupo de oito clubes de Lisboa – Ateneu Comercial de Lisboa, Carnide Clube, Grupo Desportivo “Os Treze”. Grupo Sportivo Adicense, Lisboa Ginásio Clube, Maria Pia Sport Clube, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal.
Entre 6 e 12 de julho de 1935, a equipa do Sport Lisboa e Benfica que empreendera uma digressão à ilha da Madeira, realizou e venceu quatro encontros no Funchal, “naquilo que se crê tenham sido os primeiros embates entre continentais e ilhéus”. Refere o site da Federação.
O primeiro Porto – Lisboa
A 15 de Julho de 1939, no Palácio de Cristal, no Porto, realizou-se perante um público “entusiasta, apaixonado e vibrante”, o primeiro Porto – Lisboa, em Seleções.
Quem se começava a evidenciar era o jovem Afonso Gago da Silva, que já depois da fundação da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, ocorrida a 27 de outubro de 1944, se viria a consagrar como o primeiro Campeão Nacional Individual, no ano de 1947.
Em 1945, teve lugar o primeiro Campeonato Nacional, e a equipa do Sport Lisboa e Benfica, constituída por Ernesto Silva, Francisco Campas e Oliveira Ramos, defrontou na final, realizada a 4 de julho, o Académico do Porto, que apresentou, Trem Torres, Meireles e Guimarães. No final do encontro registou-se uma vitória dos benfiquistas, por 5-3, que lhes permitiu sagrarem-se como primeiros Campeões Nacionais, da história do Ténis de Mesa português.
As mudanças
Neste período de vinte e quatro anos, assiste-se a uma mudança clara da correlação de forças desportivas do Ténis de Mesa nacional. O Sporting Clube de Portugal, afirma-se como o clube número um da modalidade, ao assegurar 15,6% (que corresponderam a trinta e cinco títulos) dos duzentos e vinte e quatro campeonatos disputados.
Outro acontecimento que contribuiu de forma decisiva para o quadro de mudança verificada, foi a fundação da Associação de Ténis de Mesa da Madeira, que ocorreu no dia 10 de março de 1988 e teve em Rafael Gomes, o primeiro Presidente da Direção.
É igualmente neste período que emerge o Clube de Ténis de Mesa de Mirandela como força de expressão nacional, bem expressa em nove títulos nacionais conquistados, o que conferiu à Associação de Bragança, 4,02% do total.
Ricardo Roberto, apresenta ainda no seu currículo uma nota importantíssima no contexto do Ténis de Mesa português. De facto, este atleta foi o primeiro a conquistar uma medalha num Campeonato de expressão europeia, em concreto no Campeonato da Europa de Jovens, disputado em Paris no ano de 1994, Ricardo Roberto, obteve a Medalha de Bronze, da prova Singular de Juniores.
Os Jogos Olímpicos
A primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos foi em Pequim 2008 com seguintes resultados: 33ª Marcos Freitas, Tiago Apolónia 49º, João Monteiro 49º.
A equipa Masculina em 9º lugar; Marcos Freitas em 9º lugar, Tiago Apolónia em 33º; Fu Yu em 17º; Shao Jieni em 33º.
O processo de Qualificação para os Jogos Olímpicos, 2024 ainda não se iniciou.
O local escolhido para a realização da prova foi o Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, “pelo facto de termos o Centro de Alto Rendimento em Gaia, anexo ao Pavilhão Municipal de Gaia, pelo excelente relacionamento que temos com o Município de Gaia que levou a que recentemente, em dezembro de 2021”, se tivessem realizado os Campeonatos do Mundo de Jovens no mesmo Pavilhão Municipal “e também a que o município seja um dos patrocinadores das nossas seleções nacionais jovens”. Refere a Federação.