Sexta-feira, 13 Setembro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

(Des)montar chega ao fim

-

O projeto (Des)montar, incentivado pela Associação Cultural Fogo Lento, encerrou no passado dia 22 de maio, com o seu último evento.

Depois de nove meses com diversas atividades que contribuíram para o crescimento da Associação e do espaço #CAMPO (Centro Periférico de Contaminação entre Arte, Ciência e Ambiente), foi realizado o último evento do projeto, para partilhar com a população o percurso feito ao longo dos meses e refletir sobre o futuro.    

“O evento deu a conhecer o espaço e as atividades da Associação Cultural “Fogo Lento” a um variado público de artistas e população em geral. A vereadora da cultura, Paula Carvalhal, esteve presente e com muito carinho e atenção ajudou-nos a pensar em possibilidades para continuar as nossas atividades”, refere Costanza Givone.

Teve lugar no CAMPO, na Rua Rio da Costa em Pedroso, Vila Nova de Gaia e contou com algumas intervenções artísticas. O público usufruiu dos vários espaços, iniciando a tarde com pintura de Miguel Carneiro e João Alves musicada por Nuno Oliveira, seguida de uma oficina aberta de construção de brinquedos e uma instalação de artes visuais de Costanza Givone e Ana Torrie. A tarde continuou com dois concertos no palco exterior, de Henrique Apolinário & convidados, e Alba Rumor – Henrique Fernandes, João Ricardo e Jorge Quintela.

Terminou com a conversa cujo mote foi “CAMPO: o que foi e o que será” onde foi abordado o futuro do espaço, que se fez acompanhar por um lanche ajantarado.

Costanza Givone e outros integrantes da equipa têm vários planos para o futuro da associação: “Interessa-nos continuar a trabalhar para construir um espaço aberto à comunidade (…) esperamos também continuar a proporcionar uma oferta cultural de qualidade à comunidade de Gaia, valorizando a relação com a natureza e procurando ir além dos limites das áreas artísticas, criando ligações com as áreas científicas e do pensamento.”

Em breve, desejam anunciar um novo evento, com foco na relação com a natureza, e lançar o nosso espaço virtual P.O.R.T.A – um espaço de reflexão sobre práticas transdisciplinares com contributos de artistas, professores e pesquisadores.

partilhar este artigo