11.9 C
Vila Nova de Gaia
Sexta-feira, Março 5, 2021

Covid-19: Maioria das empresas quer adotar sistema misto de trabalho

Um estudo realizado pelo Kaizen Insitutute concluiu que 70% das empresas inquiridas “pretende adotar um sistema misto”, entre teletrabalho e presencial, depois da pandemia, segundo um comunicado.

Assim, 68% dos “responsáveis de recursos humanos inquiridos” para este barómetro “afirmaram que as suas empresas pretendem adotar o trabalho remoto de forma estrutural, numa lógica de complementaridade em relação ao trabalho presencial” sendo que “86% dos inquiridos ponderam manter dois ou mais dias de trabalho remoto por semana”.

Ainda assim, “85% não paga ajudas de custo aos colaboradores em teletrabalho e somente 8% pensa vir a fazê-lo”, lê-se na mesma nota.

Além disso, “70% dos inquiridos consideram que a eficiência dos colaboradores em regime de teletrabalho será equivalente ou superior à registada num cenário pré-covid”, com 30% a referirem que “a eficiência será menor”.

Entre os maiores desafios à implementação do teletrabalho identificados pelas empresas estão a “falta de garantia de comunicação eficiente e clara (71%) e a dificuldade de adaptação dos ‘standards’ e protocolos de trabalho aos novos padrões”(47%), indicou a Kaizen.

Por outro lado, “44% dos inquiridos afirmam que o grau de alinhamento das competências digitais dos colaboradores é médio, pelo que têm já um plano de treino e recrutamento definido para acompanhar o barco da transformação digital”, enquanto 38% dos inquiridos dizem “que os seus colaboradores estão dotados das competências digitais necessárias”.

O barómetro RH 2020/21 questionou cerca de 150 diretores de recursos humanos de grandes e médias empresas nacionais. 

Outras Notícias

Gaia Semanário: Entrevista com Albino Almeida marca o arranque de um ciclo de conversas

O jornal Gaia Semanário começou hoje um ciclo de conversas politicas, com vista a efetuar o balanço do último mandato autárquico, lançamento do próximo...

“Cantinho do Estudo” já beneficiou 179 alunos

O projeto “Cantinho do Estudo”, implementado em Vila Nova de Gaia para garantir que os estudantes têm condições para estudar em casa e inclui...

Linha Amarela avança este mês após homologação do Tribunal de Contas

As obras para construir a linha Rosa do Metro do Porto e prolongar a Amarela arrancam a “curto prazo”, ainda este mês, e prolongam-se...

Siga-nos

12,065FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Opinião

As crónicas da minha terra

Bloco de Notas

As crónicas da minha terra

Bloco de Notas

X