A Confraria da Broa de Avintes comemorou 25 anos. O evento realizou-se no passado dia 25 de junho, na Quinta de Gradouro, e reuniu cerca de 250 pessoas.
Durante a cerimónia, que contou com 35 confrarias de todo o país e uma de Angola, foi lançado o livro dos 25 anos da Confraria e tocado pela primeira vez o hino. Paulo Machado, Presidente Honorário Mor da Confraria da Broa de Avintes, revela que a festa correu melhor que o esperado e que, pela primeira vez, distinguiram “as confrarias presentes com uma roseta que foi colocada nos galhardetes de cada uma.”
Geralmente, para comemorar, esta coletividade realiza uma merenda regional à moda de Avintes. Porém, este ano, segundo Paulo, fizeram “um almoço festivo, sentámos os 200 e tal convidados num almoço festivo presidido pela Vereadora Paula Carvalhal, na Quinta de Gradouro.” Acrescenta ainda que tiveram a oportunidade de servir vinhos fornecidos por várias caves do país.
Tiveram também a presença do Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, que veio diretamente da Madeira, assim como de um representante das confrarias europeias.
Esta coletividade pretende, no futuro, ampliar a sua sede e criar um monumento em sua honra na rotunda de Avintes.

